05 julho 2017

Intervenção de Francisco Monteiro-Candidato CDU á CM Salvaterra de Magos

Aqui fica a intervenção de Francisco Modesto Monteiro, Candidato da CDU a Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos no Ato Público de Apresentação dos Candidatos da CDU aos orgãos autárquicos do concelho.



"Boa tarde a todos os presentes, aos camaradas, amigos e ativistas da CDU.

Quero, antes de mais, agradecer a Vossa presença, na apresentação dos primeiros candidatos da CDU á Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, á Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos e ás Assembleias de Freguesia do nosso concelho.

Como já é publico eu sou o candidato da CDU ao cargo de Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, o meu nome é Francisco Modesto Monteiro, tenho 48 anos, exerço a profissão de advogado desde 1997, fiz parte da direcção de diversas associações, fui vereador da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, fui eleito nas listas da CDU como membro da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, nas ultimas eleições autárquicas.



Camaradas e amigos

Aceitei ser candidato pela CDU ao cargo de Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos porque entendo que a CDU tem um projecto de desenvolvimento sustentado para o concelho de Salvaterra de Magos e porque é a única força politica portadora de décadas de experiência na defesa do Poder Local democrático, na defesa dos trabalhadores, na colocação em prática dos valores do trabalho, honestidade e competência.
Ao longo dos últimos 4 anos, nós, eleitos da CDU nos diversos órgãos autárquicos, sempre pugnamos por uma postura baseada na responsabilidade e seriedade, sempre com o principal objectivo de honrar cada voto que obtivemos em 2013, procurando corresponder à confiança em nós depositada.
Foi assim nas várias intervenções e propostas em torno da defesa das 35 horas de trabalho para os trabalhadores da autarquia, em que o executivo PS insistiu até onde pôde em manter as 40 horas, mas que devido à sua luta e persistência conseguiram vencer. Aos trabalhadores da autarquia daqui deixamos uma forte saudação e o compromisso de tudo continuarmos a fazer para defender os seus direitos.

Tambem quero aqui dizer que a CDU ainda não tem candidato ou candidata á Assembleia de Freguesia de Muge, mas vamos concorrer a esta Assembleia de freguesia. Temos até ao final do mês de Julho para elaborar a lista, pelo que a apresentação que fazemos hoje, em nada belisca a nossa determinação em concorrer a todas as freguesia do concelho de Salvaterra de Magos. Temos já um grupo de pessoas que aceitaram integrar a lista a Muge, mas ainda não foi possível indicar um primeiro candidato.



Camaradas e Amigos
Também, ao longo destes ultimos 4 anos, na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, a CDU tem feito um trabalho de oposição de forma séria e construtiva, chamou-se a atenção para diversos problemas do nosso concelho e apresentamos diversas propostas, através do nosso Vereador, João Pedro Caniço, que será o candidato da CDU a Presidente da Assembleia Municipal e para o qual eu peço uma salva de palmas ……..

Saliento as seguintes propostas que a CDU apresentou, durante estes últimos 4 anos, para melhorar a gestão da Camara Municipal:

Implementação do apoio pela CM de Salvaterra de Magos a 100% dos manuais escolares aos alunos dos escalões A e B do abono de família que, como todos sabem, foi rejeitado pela maioria do PS e do PPD/PSD que governa a CM.

Esta nossa proposta, foi, há 2 anos implementada pelo Governo sob proposta do PCP.
Mais tarde, como os manuais escolares foram apoiados a 100 % pelo estado, a CDU apresentou uma nova proposta de a Camara Municipal apoiar a 100 % os cadernos e as fichas escolares no 1º 2º 3º e 4º anos escolares, para os alunos enquadrados nos escalões A e B do abono de família – esta proposta foi novamente rejeitada com os votos do PS e PPD/PSD, mas agora com a abstenção do ex vice Presidente da CM que na altura andava em guerra com o Presidente da CM, mas parece, que agora já não anda.

Relativamente ao já referido horário de trabalho das 35 horas semanais, a CDU sempre se bateu pela sua implementação na Camara Municipal de Salvaterra, chegando a apresentar na Assembleia Municipal uma moção de censura ao Presidente da Câmara Municipal, pois este dizia que era a favor da implementação do horário das 35 horas semanais mas depois não punha em pratica aquilo que dizia.
Também nos manifestamos pela protecção da natureza, denunciamos a poluição do rio Tejo e estivemos contra a realização de uma prova de motonáutica no rio Tejo, junto ao Escaroupim, tendo na altura o Presidente da CM diminuído as preocupações da CDU quanto á defesa do meio ambiente, nomeadamente invocamos que a prova de motonáutica iria perturbar a fauna existente no Rio Tejo, em especial na ilha das garças e que se estaria em época de nidificação,…. a verdade, caros amigos, é que mais tarde esta prova foi adiada e nunca chegou a ser realizada, pelos motivos que a CDU referiu.
A CDU apresentou o regulamento de apoio ao associativismo que está em vigor na CM e levantamos a questão de não existir na CM o relatório anual do estatuto da oposição que agora já existe por nossa proposta.
Tambem nos manifestamos contra o facto, de ser o Presidente da Camara Municipal o único membro da proteção civil no nosso concelho, recordemos que o Presidente da CM afastou o funcionário existente e depois do fogo ter ardido, no ano passado, centenas de hectares de floresta em Gloria do Ribatejo, entra em colisão com o funcionário da protecção civil tendo este funcionario apresentado a demissão – a verdade é que a CM de Salvaterra de Magos ainda não tem nenhum funcionário na protecção Civil.
Levamos á CM de Salvaterra de Magos o facto de uma empresa de sucata laborar junto a uma residência em zona que não é permitida pelo PDM de Salvaterra de Magos e apresentamos a proposta de esta empresa ter de se deslocalizar para um outro local do nosso concelho de forma a que os habitantes que vivem perto desta empresa possam ter mais qualidade de vida.

Apoiamos a compra do terreno nos foros de Salvaterra que permitiu a construção do piso sintético do Grupo Desportivo Forense e agora o Centro Escolar de Foros de Salvaterraenquanto o Vereador do PPD/PSD levantava suspeitas sobre o valor da compra do terreno.
Também apoiamos a requalificação do espaço Jackson em gloria do Ribatejo bem como exigimos que fossem dados passos concretos com vista a essa requalificação.

Ao longo deste últimos 4 anos a CDU visitou e reuniu com o Comandante dos Bombeiros Voluntarios de Salvaterra de Magos e com a sua Direcção, reunimos com os corpos técnicos e visitamos a : Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos, os Centros de Bem Estar Social de Marinhais e Muge, reunimos com os Directores dos Agrupamentos Escolares de Marinhais e Salvaterra de Magos e também reunimos com a Sr. Directora do ACES da Leziria, onde fomos informados que o concelho de Salvaterra de Magos é o pior da lezíria no atendimento medico, neste aspecto da saúde ainda dizemos o seguinte : o concelho de Salvaterra de Magos tem cerca de 20515 utentes inscritos e frequentadores dos nossos centros de saúde …… e 43 % destes utentes não tem medico de família.
A seguir ao nosso concelho vem o concelho da chamusca com quase metade da nossa percentagem - 23 %, o nosso concelho como referi tem 43% de utentes sem medico de família.
O que verificamos neste aspecto da falta de médicos de família no nosso concelho é que a propaganda feita pelo Presidente da CM foi superior ao que foi efectivamente feito, pois em todos os Centros de saúde do nosso concelho continuam as dificuldades dos utentes em obter uma consulta medica, tendo de ficar noites inteiras á espera de uma consulta para o dia seguinte.
Em suma, apoiamos o que foi para o bem da nossa população, denunciamos e votamos contra, quando estavam em causa os legítimos interesses da nossa população.



Caros amigos

Esta candidatura da CDU aos vários órgãos autárquicos do município de Salvaterra de Magos, é composto por homens e mulheres que tudo irão fazer para honrar o nosso compromisso de trabalho, honestidade e competência.

Enquanto as outras candidaturas apresentam projectos pessoais, em que buscam o poder a qualquer preço, nós temos um projecto de desenvolvimento do concelho de Salvaterra de Magos, de forma sustentável com vista a reparar erros que foram cometidos no passado, transformar o presente para melhorar o nosso futuro.

Veja-se por exemplo a candidatura do PS á CM que apresenta um candidato que nas questões ideológicas escolhe sempre, mas sempre, o campo da direita e afasta quem o ajudou a ganhar as ultimas eleições, o candidato do PS, tem, acima de tudo, um projecto pessoal.
Ou ainda a candidatura do BE que tem agora nas suas fileiras uma pessoa de direita ou melhor quase a roçar a extrema direita, isto com base nas suas posições, assumidas durante os últimos 4 anos na Assembleia Municipal onde foi eleita por um movimento de cidadãos.
Para nós CDU, na elaboração das nossas listas, temos sempre o cuidado de ter pessoas que se revejam no nosso projecto autárquico :

O Trabalho, a Honestidade, a competência.
e que sejam pessoas que se revejam na nossa luta por uma sociedade mais justa, sem opressores nem oprimidos.

Camaradas e amigos
É a partir desta premissa de Trabalho, Honestidade e competência que já iniciamos a discussão do nosso compromisso para com a população do nosso concelho, para os anos de 2017 a 2021.
Em traços gerais no nosso programa, que está a ser aperfeiçoado e discutido, vai constar a nossa preocupação em desenvolver politicas com vista a atrair mais empresas para o nosso concelho, pois no nosso concelho continua a haver uma alta taxa de desemprego entre os Jovens.

Teremos que reformular as actividades do mês da enguia, da feira de magos e da temporada das artes, promovidas pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, entendemos que são festas a mais, onde se esbanja dinheiro que deve ser aplicado na melhoria da qualidade de vida da nossa população.
Teremos que reforçar o papel da Falcoaria Real como ancora do turismo no concelho de Salvaterra de Magos, dinamizando as suas visitas e dando oportunidade ao chamado turismo cinegético.

Iremos apoiar de forma efectiva os agregados familiares de menores recursos, aumentando a comparticipação da CM nos livros escolares, fichas de estudo e refeições escolares.

Vamos promover a alfabetização da chamada terceira idade a taxa de analfabetismo entre pessoas com mais de 60 anos continua elevada.

Iremos promover junto do Ministerio da Saúde a colocação no centro de saúde de Gloria do Ribatejo de um medico do quadro, bem como alargar o horário de atendimento dos médicos contratados e que dão consultas em Muge e Granho., bem como ainda incentivar e promover a instalação de médicos no nosso concelho, fazendo um programa de incentivos á fixação de médicos.

O PDM do concelho de Salvaterra de Magos está em revisão á 12 anos, pelo que iremos terminar a revisão do PDM de Salvaterra de Magos.

Do nosso programa vai constar a realização de pavimentações e repavimentações de estradas do concelho, tendo por base um plano com prioridades definidas em cada freguesia e ao nível do concelho, que será elaborado auscultando a nossa população, permitindo a melhoria da sua qualidade de vida, iniciando desta forma a implementação no nosso concelho do orçamento participativo.

E ainda que iremos dar uso á antiga escola da Avenida em Salvaterra de Magos para futuro quartel da GNR .

Muito mais poderia aqui acrescentar ao que já afirmei sobre as ideias da CDU para o nosso concelho, mas em seu devido tempo e apos discussão e análise do nosso programa eleitoral iremos divulgar todas as nossas preocupações e o nosso projecto de desenvolvimento do concelho de Salvaterra de Magos.


Camaradas e amigos

Nesta apresentação da candidatura da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Salvaterra de Magos, quero ainda deixar mais uma palavra para todos os trabalhadores do município de Salvaterra de Magos e dizer que se a CDU vencer as próximas eleições autárquicas haverá respeito e consideração por todos os funcionários da autarquia, bem como todos serão tratados de igual forma, não permitiremos que os funcionários do municipio de Salvaterra de Magos sejam achincalhados na praça publica.







Camaradas e amigos

Sei que com o António Cruz, candidato da CDU á União de Freguesias de salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, com o Nuno Monteiro, candidato da CDU á União de Freguesias de Gloria do Ribatejo e Granho, com o Marco Domingos, candidato da CDU á Assembleia de freguesia de Marinhais e com o João Pedro Caniço, candidato da CDU á Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, é possível á CDU reforçar significativamente a sua votação nas próximas eleições autárquicas no concelho de Salvaterra de Magos.

Para tal, todos nós temos que junto dos nossos amigos, dos nossos familiares passar a palavra, que votar na CDU é votar em pessoas sérias e honestas que têm um projecto de desenvolvimento para o nosso concelho e que somos uma alternativa credível aos projectos pessoais dos outros candidatos.

Por isso estamos aqui hoje a apresentar os nossos candidatos, sei que juntos podemos vencer, juntos pelo concelho de Salvaterra de Magos.

Viva o concelho de Salvaterra de Magos


Viva a CDU"


Salvaterra de Magos, 1 de Julho de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário