31 outubro 2021

Apresentação do Livro «100 Anos de Luta»

No âmbito das comemorações do Centenário do Partido Comunista Português, a Comissão Concelhia do PCP de Salvaterra de Magos organiza no próximo dia 13 de Novembro, sábado às 16h30m, no Celeiro da Vala em Salvaterra de Magos, uma sessão pública de apresentação do livro «100 Anos de Luta» a cargo de Patrícia Machado, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, seguido de um convívio com Magusto alusivo à época do ano que atravessamos.

Aparece e traz um amigo!


19 outubro 2021

Urbanismo de proximidade

Chamamos a vossa atenção para dois casos recentes de operações de loteamento urbano, promovidas pelo mesmo empreiteiro, através de projectos bastante semelhantes, em dois municípios vizinhos, Salvaterra de Magos e Benavente.


Facilmente se verifica que na Rua João Caetano Lopes em Marinhais, não existe qualquer área de cedência para estacionamento e o passeio apresenta largura insuficiente. Com o muro bastante próximo do arruamento, origina que a visibilidade dos condutores provenientes da Rua do Alberto seja bastante reduzida. Para além disso, o urbanizador conseguiu encaixar 5 moradias numa área insuficiente, onde as boas práticas da construção e da arquitectura nos dizem que caberiam 3, no máximo 4. De registar ainda que, nesse mesmo arruamento, do lado oposto, a cerca de 50-100 metros de distância, existe outro loteamento, com cerca de 15 anos, que apresenta passeio, estacionamento e árvores.

Rua João Caetano Lopes, Marinhais

Enquanto que, na Rua dos Operários Agrícolas em Samora Correia, está devidamente considerada a área de cedência para estacionamento e o passeio apresenta largura adequada. Com o muro devidamente recuado em relação ao arruamento, não origina problemas de visibilidade para os condutores provenientes da rua contígua. Trata-se igualmente de 5 moradias, mas numa área consideravelmente superior, o que confere um aspecto bastante mais harmonioso ao loteamento, não sendo indiferente a parte estética que a parede exterior revestida a pedra apresenta.

Rua dos Operários Agrícolas, Samora Correia

Perante os factos apresentados é pertinente questionar por que razão aconteceu esta diferença de tratamento, em dois loteamentos, promovidos pelo mesmo empreiteiro, com projectos bastante semelhantes, em municípios vizinhos?

NOTA: O Decreto-Lei n.º 555/99 de 16 de Dezembro de 1999 estabelece o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE) que se define como a simplificação do operações de loteamento urbano, obras de urbanização e obras particulares sem pôr em causa um nível adequado de controlo público, que garanta o respeito intransigente dos interesses públicos urbanísticos e ambientais.

As áreas de cedência ao domínio público municipal surgem devidamente consideradas no artigo 44.º do RJUE, onde se especifica que o urbanizador deve ceder gratuitamente ao município parcelas do loteamento para implantação de espaços verdes públicos, equipamentos de utilização colectiva e infraestruturas que, de acordo com a lei e a licença ou comunicação prévia, devem integrar o domínio municipal.

03 outubro 2021

CDU analisa resultados eleitorais e projecta trabalho futuro

Este domingo realizou-se no Mercado de Cultura, em Marinhais, uma reunião com eleitos autárquicos e activistas da CDU, para analisar os resultados das eleições e a campanha eleitoral, tendo em vista a definição de trabalho e iniciativas futuras a desenvolver no mandato de 2021 a 2025.