27 abril 2011

Turismo em Salvaterra de Magos

O Turismo, em Salvaterra de Magos, nunca chegou a ser prioridade  da Câmara de Salvaterra de Magos. A nossa Barragem de Magos (que é uma Albufeira e não uma barragem) que podia e deveria potenciar o turismo no concelho, continua ao abandono - por mais quanto tempo? Quem passará por lá, verificará facilmente as degradantes condições em que se encontra as acessibilidades ao local, a inexistência de dinamização da Barragem, tanto no interior como no exterior, e ainda  falta de análises periódicas à água.  Um espaço, com estas condições naturais,  e com um investimento razoável e faseado em infra-estruturas na orla da barragem, facilmente conseguirá revitalizar este local, e certamente torná-lo, numa paragem obrigatória, para muitas famílias, que desejam fugir um pouco à sua rotina quotidiana.





Por isso, a CDU de Salvaterra de Magos propõe:

  • A criação de um Parque de Campismo ou uma Casa de Campo( Construída em Madeira)
  • Dinamização da Barragem de Magos, através de Desportos Náuticos
  • Analise de controlo às águas, com vista reabilitação da água.
  • Equilíbrio e valorização ambiental.
  • Preservação das espécies existentes.






2 comentários:

  1. Acho interessante as medidas propostas pela CDU, no entanto relembro outras potencialidades turisticas deste concelho como por exemplo a Glória do Ribatejo que é uma terra rica em tradições, autêntica, e que podia ter um empreendimento turistico que certamente iria ajudar na economia local (e não só) mas por questões burocráticas, como sempre parece que ficou em "águas de bacalhau"; Escaroupim, podia estar melhor aproveitado mas não está mau, vale-lhe a sua cultura avieira e os cruzeiros no Tejo como principais atracções. Às vezes parece-me que a Câmara esqueceu-se de dinamizar o concelho e ficou-se pelo "tá bom assim".
    Salvaterra de Magos: concelho com grande potencial turistico, mas muito mal aproveitado por parte das autoridades competentes.
    O Turismo é um importante instrumento de desenvolvimento das economias, e implica uma rede complexa de actividades económicas tais como alojamento, alimentação e bebidas, transportes, entretenimento ou outros serviços do interesse do turista.
    É claro que seria bom o desenvolvimento turistico no concelho mas não nos podemos esquecer de aplicar o conceito de sustentabilidade, pois tudo é muito bonito mas depois dá-se a degradação dos espaços, esquece-se as culturas, acabam-se os recursos,...

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, caro anónimo.

    Pensamos que esses três eixos: Herdade da Senhora da Glória - Escaroupim - Barragem de Magos, serão importantes para o crescimento do turismo. É importante delinear as prioridades, recorrendo a uma analise SWOT do concelho. Temos condicões naturais, que juntamente com a criação de infra-estruturas, como os alojamentos e também o melhoramento das acessibilidades existentes, podem aumentar oferta turística no concelho.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar