18 março 2015

Pedido de Informação

No passado domingo, dia 15 de Março, e pelo segundo ano consecutivo a TVI voltou a emitir em directo de Salvaterra de Magos numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal no âmbito da divulgação do Mês da Enguia. 

Começo a intervenção com a seguinte pergunta: alguém aqui presente nesta sala se lembra em que município esteve a TVI no domingo anterior, dia 8 de Março? E quem diz a TVI, diz a SIC que, no mesmo horário, apresenta um programa em tudo semelhante, para não dizer igual, e que também esteve a emitir a partir de Salvaterra de Magos no ano passado.

Outra pergunta: das 6 horas de transmissão televisiva em directo que o sr. presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (CMSM) refere de forma ufana no seu blogue pessoal, quantas terão sido efectivamente de promoção e divulgação do concelho? Temos que descontar os inúmeros intervalos de publicidade interminável, os gritos histéricos e insistentes dos apresentadores a pedirem aos telespectadores para ligarem o 760 não sei das quantas em busca de um prémio duvidoso - relembrando que o tal número é de valor acrescentado e é através do qual as televisões facturam milhões de euros, sem esquecer as actuações em playback de artistas de um género musical ao qual se convencionou catalogar como pimba dada a sua questionável falta de qualidade, que se prestam a actuar de borla de forma a tentarem arranjar alguns contratos para as festas e romarias de Verão um pouco por esse país fora. Pois bem, descontando tudo isto quanto tempo deu realmente de promoção e divulgação das iniciativas, dos costumes, da história, das tradições, do artesanato e da gastronomia do concelho? Seria interessante que alguém apresentasse estes dados, mas provavelmente será difícil encontrar alguém com o mínimo de paciência para efectuar tamanho estudo.

Outro número curioso de análise é que este tipo de programas é emitido semanalmente, ao domingo. Por ano existem 52 domingos. Em Portugal há 308 municípios. Ora, fazendo umas rápidas contas, podemos concluir que seria lógico que cada município fosse "contemplado" com esta promoção televisiva de 6 em 6 anos. O sr. presidente da CMSM acha que não e assume esta despesa anualmente argumentando que traz muita gente ao concelho. Foquemo-nos no perfil típico de um espectador de televisão ao domingo à tarde. Idosos, reformados com baixos rendimentos, trabalhadores com baixos salários e desempregados, pessoas que na tarde do dia de lazer por excelência são "obrigadas" a ficar em casa por não terem dinheiro para irem passear, almoçar fora, assistir a um espectáculo desportivo, ir a um teatro ou um cinema. Por tudo isto, não serão certamente a esmagadora maioria dos telespectadores deste tipo de programas que virão ao concelho de Salvaterra de Magos. Creio que isto é um facto inquestionável e absolutamente lógico. 

Se no ano passado já cá tinham estado a SIC e a TVI será que se justificou nova vinda de uma das televisões privadas? Será que mudou assim tanta coisa no mês da Enguia e no próprio concelho de Salvaterra de Magos que justificasse mais esta despesa do executivo municipal? Provavelmente não, mas relembrando uma recente entrevista da srª presidente da Junta de Freguesia de Marinhais a um jornal regional em que afirmou "vamos apostar na promoção da imagem das gentes e produtos da nossa terra" está tudo aí sintetizado nessa frase. O que realmente interessa aos autarcas do PS é a promoção, a imagem, o marketing, a propaganda, o folclore político, as festas e as romarias. Tudo o resto é secundário. 

Face ao exposto, o vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária vem requerer a V. Exa., ao abrigo do artigo nº 35º, alínea u), da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, que lhe seja disponibilizada, em tempo útil, a seguinte informação:

- qual é a despesa total assumida pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nesta iniciativa? 

- qual é a incidência em termos de orçamento, de logística e de recursos humanos?


Salvaterra de Magos, 18 de Março de 2015

O vereador,

João Pedro Caniço

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