09 setembro 2016

Proposta da CDU rejeitada pela maioria PS-PSD-CDS

Ontem na Reunião de Câmara do executivo de Salvaterra de Magos o vereador da CDU, João Caniço, apresentou a proposta de comparticipação do município a 100 % dos cadernos de fichas/actividades para os alunos do Escalão B do abono de família do 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Submetida a votação verificou-se um empate: 3 votos a favor, 3 votos contra e 1 abstenção, tendo o presidente da autarquia, Hélder Esménio, usado o voto de qualidade para rejeitar a proposta.



No ano lectivo de 2016/2017 os encarregados de educação dos alunos do 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, não têm que adquirir os manuais escolares, pois o Governo vai distribuir gratuitamente estes livros através das escolas. No entanto, para além dos manuais os encarregados de educação terão de comprar os cadernos de fichas/actividades das disciplinas de Português, Matemática e Estudo do Meio.

Com a distribuição dos manuais escolares para o 1º ano assegurada pelo Governo, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (CMSM) obtém uma poupança no orçamento, visto que esta despesa que era suportada pela CMSM em 100% para os alunos do escalão A e a 50% para os alunos
do escalão B do abono de família.




A CDU de Salvaterra de Magos propôs na reunião ordinária de ontem do executivo municipal que a autarquia comparticipasse a 100% os cadernos de fichas/actividades das disciplinas de Português, Matemática e Estudo do meio para os alunos do escalão B do 1º Ano do 1º Ciclo. Submetida a votação a proposta foi votada favoravelmente pelos vereadores da CDU (João Caniço) e do BE (Manuel das Neves e Luís Gomes). Votaram contra o presidente da CMSM (Hélder Esménio) e a vice-presidente (Helena Neves) - ambos eleitos pelo PS - e o vereador da coligação PPD/PSD-CDS/PP (Bernardino Nunes). O vereador João Oliveira (PS) absteve-se.

Devido a se ter verificado um empate na votação o presidente da CMSM usou o direito ao voto de qualidade e desempatou a contenda votando novamente contra a proposta de se usar aquela poupança proporcionada pelo Governo no apoio à compra dos cadernos de fichas/actividades para os alunos do 1º Ano do escalão B do 1º Ciclo do Ensino Básico.


Como é habitual e recorrente o presidente da CMSM escolhe mais uma vez o campo da direita neoliberal, aliando-se ao PPD/PSD e ao CDS-PP em matérias de cariz ideológico e social, demonstrando-se assim novamente que é a direita que governa em Salvaterra de Magos.

Da nossa parte, autarcas eleitos pela CDU em Salvaterra de Magos reafirmamos o nosso compromisso de lutar pela igualdade no acesso à Educação, pois entendemos que a preparação das gerações futuras e a igualdade de oportunidades deve ser um direito para todas as classes sociais, conforme está consubstanciado na Constituição da República Portuguesa e que o Estado Central e o Poder Local tudo devem fazer nesse sentido.


Salvaterra de Magos, 8 de Setembro de 2016

A Comissão Coordenadora da CDU de Salvaterra de Magos

1 comentário:

  1. O Homem é de direita, adepto do D. Miguel em detrimento do progressista D. Pedro.

    ResponderEliminar