Infelizmente, é um facto, a população do concelho de Salvaterra de Magos continua a deparar-se com enormes dificuldades no acesso aos cuidados primários de saúde.
No passado dia 19 de Outubro em reunião ordinária da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos o representante da CDU neste órgão, António Cruz, alertou o presidente do município para a falta de médicos nos vários centros de saúde existentes no nosso concelho.
Neste momento no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos há apenas um médico de família para toda a população, visto que os outros dois médicos estão de baixa, existindo ainda a perspectiva de um dos dois já não regressar ao serviço devido à gravidade da sua doença. No concelho de Salvaterra de Magos existem 6 médicos para cerca de 22 mil habitantes e não existem expectativas de os concursos abertos pelo ACES Lezíria virem a colocar os médicos necessários nos Centros de Saúde de Glória do Ribatejo, Marinhais e Foros de Salvaterra.
Com o aproximar das noites geladas de Inverno a população do concelho de Salvaterra de Magos vai continuar a ter de ir de madrugada e ao frio esperar à porta dos nossos Centros de Saúde para poder obter uma consulta no seu médico de família. Outros, com rendimentos superiores aos da generalidade da população, optam pela ida à consulta em médicos particulares, colocando em causa o principio da igualdade de acesso aos cuidados de saúde.
A CDU de Salvaterra de Magos afirma mais uma vez que a defesa do Serviço Nacional de Saúde é uma prioridade e que continuará a travar essa luta através dos seus eleitos autárquicos fazendo tudo para que o direito à Saúde seja uma realidade efectiva. É um direito fundamental que toda a população do nosso concelho tenha acesso aos cuidados primários de saúde.
Salvaterra de Magos, 22 de Outubro de 2016
A Comissão Coordenadora da CDU de Salvaterra de Magos
Sem comentários:
Enviar um comentário