22 dezembro 2016

CDU Salvaterra de Magos - Moção 40 anos das Primeiras Eleições Autárquicas

A CDU - Salvaterra de Magos apresentou na sessão publica da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos que decorreu no dia 21 de Dezembro de 2016, uma moção sobre os 40 anos das primeiras eleições autarquicas, que foi aprovada por maioria dos presentes ( CDU, BE e PS) e com a abstenção do Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Madelino, dos eleitos do PPD/PSD e CDS e ainda da representante do MCI – Marta Jorge.


Registamos, mais uma vez, que o Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Madelino, alinha o seu voto com os sectores de direita do concelho de Salvaterra de Magos, (pois absteve-se de saudar os 40 anos das primeiras eleições autárquicas democráticas) e, até porque é publico e notório, que Francisco Madelino é hoje Presidente da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos porque a direita de Salvaterra de Magos -  PPD/PSD e CDS - votou nele (lá saberão porquê).





Apresentamos de seguida o texto da moção :

MOÇÃO

40 Anos das Primeiras Eleições Autárquicas


Comemoram-se, em 2016, os 40 anos das primeiras Eleições Autárquicas.

A Revolução de Abril de 1974, desencadeada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA),  culminando uma longa e heróica luta, pôs fim a 48 anos de ditadura fascista e realizou profundas transformações democráticas, restituiu a liberdade aos portugueses, consagrou direitos, impulsionou transformações económicas e sociais.

O 25 de Abril, entre outras conquistas, deu aos portugueses a possibilidade de participarem e intervirem na resolução dos problemas locais, e a capacidade de eleger e ser eleitos para os órgãos das autarquias locais.
A 12 de Dezembro de 1976, no seguimento dum intenso e fecundo trabalho realizado com uma ampla participação popular, pelas  comissões administrativas dos municípios e freguesias, criadas logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, realizaram-se em Portugal as primeiras eleições democráticas para as autarquias locais, nos 304 municípios e 4034 freguesias então existentes.

O Poder Local Democrático constitui uma das mais significativas transformações democráticas operadas com o 25 de Abril. Parte integrante do regime democrático e do seu sistema de poder , é amplamente participado, plural, colegial, democrático e dotado de autonomia administrativa e financeira. Está consagrado na Constituição da República Portuguesa.

O Poder Local Democrático afirmou-se, operando profundas transformações sociais, com importante intervenção na melhoria das condições de vida das populações e  superando  enormes carências, incluindo na resolução de problemas que excedem em larga medida as suas competências.

Indiferente à importância que o Poder Local representa para as populações e para a resolução de muitos dos seus  problemas, os sucessivos governos têm prosseguido o ataque ao Poder Local, à sua autonomia e a elementos essenciais, com destaque para os obstáculos ao processo da regionalização, ainda por concretizar apesar de consagrado na Constituição, as consecutivas alterações ao regime jurídico e financeiro das autarquias e ultimamente o contestado processo de extinção e fusão de freguesias.

As comemorações dos 40 anos das primeiras eleições autárquicas, devem ser um momento para afirmar a importância e o papel do Poder Local Democrático, e o que representa como espaço de afirmação e realização de direitos e aspirações populares.
Um momento de convergência e unidade dos democratas, em defesa do Poder Local Democrático e dos valores de Abril, consagrados na Constituição da República.

Face ao exposto, a Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, reunida a 21/12/2016, delibera:

  1. Saudar as primeiras eleições autárquicas, realizadas a 12 de Dezembro de 1976, e as transformações económicas, sociais e culturais operadas pelo Poder Local Democrático ao longo destes 40 anos.

  1. Reclamar para as autarquias locais, a autonomia e os meios necessários para responder às necessidades e anseios das populações e do desenvolvimento local, assim como a reposição de freguesias, conforme a vontade das populações e dos órgãos autárquicos e a criação das regiões administrativas, conforme consagrado na Constituição da República Portuguesa.

Salvaterra de Magos, 21 de Dezembro de 2016

Os eleitos da CDU

José Custodio
Francisco Monteiro
Luis Abranches

2 comentários:

  1. Esse nunca foi de esquerda. De manhã trabalhava na cgtp e de tarde na ugt.

    ResponderEliminar
  2. O homem é capaz de tudo incluindo trair o seu amigo Benavente para se manter no poder.

    ResponderEliminar