28 março 2017

Não existe serviço de Protecção Civil em Salvaterra de Magos

Desde Agosto de 2016 que o Municipio de Salvaterra de Magos não tem Serviço de Protecção Civil, porque Helder Esmenio "despediu" o único funcionario que este serviço tinha. Desde então até aos dias de hoje é o Presidente da Câmara que tem vindo a fazer aquela função.
Este acumular de funções, (recorde-se que o Presidente da CM tambem ficou com as funções do ex-vice presidente João Benavente) diz-nos qual o estilo de governação que existe no nosso concelho.


Posto de electricidade a cair para a via publica

A inexistencia do serviço de protecção civil implica que quando existe uma situação de perigo sejam adoptadas medidas ( precárias) como as acima expomos - veja-se que o posto de electricidade está quase a cair para a via publica e pode até cair para cima de um automovel. Será que o responsavel pela protecção civil sabe desta situação ?
Ou está mais interessado nas festas e romarias - Nem só de festa vive o Homem ou vive?


Veja-se o caso do fogo em Gloria do Ribatejo no qual o funcionario da protecção civil devia ter um papel fundamental de informação aos meios no terreno e tal não aconteceu, sendo o Presidente Helder Esmenio o unico responsavel no terreno.

A maioria das bocas de incendio no concelho de Salvaterra, encontram-se desactivadas


A CDU de Salvaterra de Magos tem vindo a questionar o Presidente Helder Esmenio sobre a existencia (ou inexistencia) de bocas de incendio no concelho, a sua manutenção e quantas existem por freguesia. O Presidente da CM desde Agosto do ano passado que está a estudar o assunto, diz que pediu relatorios ás Aguas do Ribatejo e que tem de falar com os Bombeiros Voluntarios sobre esta situação, mas até hoje não deu nenhuma resposta - iremos averiguar esta situação.




Entendemos que o serviço de protecção civil é fundamental no planeamento e na prevenção de situações de potencial perigo, mas no nosso concelho este serviço não existe, pelo que, mais uma vez e agora publicamente, apelamos para que seja contratado, e com urgencia, um tecnico devidamente qualificado para integrar este Serviço, porque o Presidente da CM, Helder Esmenio é incompetente nesta matéria.


Salvaterra de Magos, 28 de Março de 2017


A Comissão Coordenadora da CDU
de Salvaterra de Magos

21 março 2017

Almoço Comemorativo do 96º Aniversário do PCP

A Comissão Concelhia do PCP de Salvaterra de Magos organizou no passado domingo na Casa do povo de Glória do Ribatejo um almoço comemorativo do 96º aniversário do Partido Comunista Português, cuja efeméride se assinalou no passado dia 6 de Março.




A intervenção de apresentação esteve a cargo de Nuno Monteiro, membro da Comissão Concelhia de Salvaterra de Magos do PCP.
A intervenção política esteve a cargo de Carlos Gonçalves (membro da Comissão Politica do Comité Central do PCP) tendo a mesma incidindo na análise ao actual momento político nacional, recaindo naturalmente nas insuficiências e limitações por opção do governo do PS em tomar medidas que melhorem as condições de vida dos portugueses (justiça fiscal, valorização do Salário Minimo Nacional para 600€, das pensões), valorizando no entanto alguns avanços atingidos ao longo desta legislatura e para os quais muito contribuiu o empenho do PCP.  A história do Partido o contributo decisivo que a Revolução de Outubro teve na emancipação dos povo-no ano que se assinalam os 100 anos da revolução bolchevique. As perspectivas de trabalho futuro do PCP no plano institucional, partidário, laboral e social, foram abordados nas mais diversas frentes, tendo enfoque a preparação e o trabalho no plano das Eleições Autarquicas deste ano, onde a CDU se afirma no concelho como a alternativa necessária para o efetivo desenvolvimento em Salvaterra de Magos sob o lema Trabalho-Honestidade-Competência. 
Vamos ao trabalho!
Carlos Gonçalves da Comissão Politica do Comité Central do PCP

A Comissão Concelhia do PCP de Salvaterra de Magos agradece o generoso e voluntário contributo a todos aqueles que ajudaram na preparação e na realização do almoço, assim como aos militantes, simpatizantes e amigos do Partido que marcaram presença na confraternização, tendo todos saído certamente com ânimo redobrado para as novas e vibrantes lutas que se avizinham. Agradecemos igualmente à Casa do Povo de Glória do Ribatejo pela cedência do espaço. 

10 março 2017

Helder Esmenio não disse a verdade á população quando afirmou que resolveu o problema da falta de Medicos.

A verdade é que o problema da falta de médicos continua a sentir-se no dia-a-dia dos utentes.
No final do ano de 2016 ouvimos o Presidente da CM Helder Esmenio nas rádios, televisões e inclusive na
pagina internet da CM afirmar de forma alarmista e irresponsável que o município de Salvaterra de Magos estaria na eminência de ficar totalmente sem médicos de família, tendo sido corroborado, nessas intervenções, pelo porta-voz de uma autodenominada Comissão de Utentes que "por acaso" é um destacado militante do Partido Socialista.



A suposta Comissão de Utentes (que não representa os utentes) está a ser voluntariamente instrumentalizada pelo poder existente na CM de Salvaterra de Magos, cujo unico rosto visível é Helder Esmenio. 
Em Outubro de 2016, quando a CDU Salvaterra de Magos questionou o Presidente de Câmara sobre esta matéria, a questão dos médicos não era competência Municipal como afirmou, e afirma recorrentemente, face ás insuficiências nos cuidados médico no concelho.  
No entanto, em Dezembro de 2016, o Presidente da CM Salvaterra de Magos, não teve qualquer pejo em criar alarme na população, com aquelas noticias, para que mais tarde ele aparecesse como a pessoa que resolveu o problema.


Ora, tal não é verdade, Helder Esmenio não resolveu nada - o problema da falta de médicos continuou e continua. 

 
A suposta eminência de ficarmos totalmente sem medicos de familia, nunca se colocou efetivamente. 

O problema que existe em Salvaterra de Magos, existe  em todos os concelhos abrangidos pela ARS Lisboa e Vale do Tejo. Pois até ao final de cada ano a ARS Lisboa e Vale do Tejo tem de proceder á renovação dos contratos, (dos medicos contratados) com a empresa prestadora de serviços médicos, para o ano seguinte. Esta renovação em Dezembro de 2016 foi feita sem qualquer interferência do Presidente da Câmara de Salvaterra.


O grafico que apresentamos a seguir, vem confirmar que Salvaterra de Magos continua a ser o concelho abrangido pelo ACES Leziria com menos medicos de familia, no Centro de Saude de Gloria do Ribatejo não existem medicos do quadro.
 

   

O que o Presidente Helder Esmenio pretende é pura e simplesmente aparecer.... (está-se a borrifar para a falta de médicos) e está disposto a tudo para que tal aconteça. Inclusive não dizer a verdade, pois nunca esteve em causa o regular funcionamento dos Centros de Saúde. 
A situação dos medicos de familia no Centro de Saude de Foros de Salvaterra e de Gloria do Ribatejo (qua abrange Muge e Granho) são as mais deficitárias, como se pode ver na resposta dada ao Grupo Parlamentar do PCP que aqui apresentamos:



07 março 2017

Almoço 96º Aniversário do PCP

A Comissão Concelhia de Salvaterra de Magos do PCP vai organizar no próximo dia 19 de Março, domingo às 13 horas, na Casa do Povo de Glória do Ribatejo, um almoço comemorativo do 96º aniversário do Partido Comunista Português com a presença de Carlos Gonçalves, membro do da Comissão Politica do Comité Central do PCP.
As inscrições podem ser feitas através do contato 919535352 ou de qualquer membro da Comissão Concelhia de Salvaterra de Magos.

03 março 2017

Parque de Merendas de Muge - Das Promessas ao Abandono

Com o abate total dos pinheiros do antigo Parque de Merendas de Muge, efectivou-se aquilo que a população e os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Muge temiam:

- O fim de um espaço que em tempos foi procurado pela população de Muge e por muitos visitantes que ali paravam, para descansar, petiscar ou apenas para usufruir da maginifica sombra, com os bancos, mesas e pontos de água que aquele espaço dispunha.
Parque de Merendas antes do corte dos pinheiros

Apresentação da candidatura da CDU-Autarquicas 2013 no Parque de Merendas de Muge

Concerto com a Banda de Muge no Parque de Merendas


-A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, na pessoa do Presidente Helder Esmenio, contribuiu para este desfecho, tendo-se limitado a doar o terreno á Junta de Freguesia e desta forma a Câmara  Municipal deixou de ter "a obrigação" de cuidar do Parque de Merendas, uma vez que é propriedade da Freguesia, e esta por falta de vontade politica nada tem feito, nem tão pouco "insistido" com a Câmara Municipal conforme constava no seu programa politico apresentado á população de Muge: "Insistir junto da Câmara Municipal para projetar e encontrar financiamento para requalificar e reflorestar o Parque de Merendas, para melhorar as condições de lazer".


-Passado um ano desde que o Parque de Merendas passou para posse da Junta de Freguesia, e três desde que o PS assumiu os destinos do Municipio,  nada tem sido feito para melhorar o que foi o "Parque de Merendas de Muge". A CDU reconhece e apoia o esforço feito pela Câmara Municipal em colaboração com a "Associação dos Amigos da Petanca de Muge" na construção de campos para a prática desta modalidade, no entanto não podemos deixar de lamentar que este esforço não seja alargado a uma maior área do antigo Parque de Merendas para usufruto e lazer da população e visitantes.

"Inicio (e fim) da Reflorestação" do Parque de Merendas em 20 de Março de 2015
-Lamentavelmente, a Junta de Freguesia na pessoa do Srº Presidente apenas se limitou a uma acção populista sem qualquer sequência no dia 20 de Março de 2015 apelidando "Inicio da Reflorestação do Parque de Merendas de Muge", reflorestação esta que foi deixada ao abandono assim como todo o restante equipamento desde bancos e mesas para merendas, pontos de água, vedações, caixotes de lixo, etc. 
Como se pode ver pelas fotos esta é a reflorestação antes anunciada :


Bancos partidos á mais de um ano


Vedação partida - é claro a negligência do Presidente da Junta de Freguesia Cesar Diogo

Vários aspetos de abandono do Parque de Merendas de Muge


Os eleitos da CDU - Salvaterra de Magos na Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia de Muge, continuarão a reivindicar e a propôr melhorias no Parque de Merendas de Muge bem como estamos atentos a outras situações que possam prejudicar o bem estar, os interesses e a qualidade de vida da população de Muge.


Salvaterra de Magos, 1 de Março de 2017

A Coordenadora da CDU de Salvaterra de Magos