10 março 2017

Helder Esmenio não disse a verdade á população quando afirmou que resolveu o problema da falta de Medicos.

A verdade é que o problema da falta de médicos continua a sentir-se no dia-a-dia dos utentes.
No final do ano de 2016 ouvimos o Presidente da CM Helder Esmenio nas rádios, televisões e inclusive na
pagina internet da CM afirmar de forma alarmista e irresponsável que o município de Salvaterra de Magos estaria na eminência de ficar totalmente sem médicos de família, tendo sido corroborado, nessas intervenções, pelo porta-voz de uma autodenominada Comissão de Utentes que "por acaso" é um destacado militante do Partido Socialista.



A suposta Comissão de Utentes (que não representa os utentes) está a ser voluntariamente instrumentalizada pelo poder existente na CM de Salvaterra de Magos, cujo unico rosto visível é Helder Esmenio. 
Em Outubro de 2016, quando a CDU Salvaterra de Magos questionou o Presidente de Câmara sobre esta matéria, a questão dos médicos não era competência Municipal como afirmou, e afirma recorrentemente, face ás insuficiências nos cuidados médico no concelho.  
No entanto, em Dezembro de 2016, o Presidente da CM Salvaterra de Magos, não teve qualquer pejo em criar alarme na população, com aquelas noticias, para que mais tarde ele aparecesse como a pessoa que resolveu o problema.


Ora, tal não é verdade, Helder Esmenio não resolveu nada - o problema da falta de médicos continuou e continua. 

 
A suposta eminência de ficarmos totalmente sem medicos de familia, nunca se colocou efetivamente. 

O problema que existe em Salvaterra de Magos, existe  em todos os concelhos abrangidos pela ARS Lisboa e Vale do Tejo. Pois até ao final de cada ano a ARS Lisboa e Vale do Tejo tem de proceder á renovação dos contratos, (dos medicos contratados) com a empresa prestadora de serviços médicos, para o ano seguinte. Esta renovação em Dezembro de 2016 foi feita sem qualquer interferência do Presidente da Câmara de Salvaterra.


O grafico que apresentamos a seguir, vem confirmar que Salvaterra de Magos continua a ser o concelho abrangido pelo ACES Leziria com menos medicos de familia, no Centro de Saude de Gloria do Ribatejo não existem medicos do quadro.
 

   

O que o Presidente Helder Esmenio pretende é pura e simplesmente aparecer.... (está-se a borrifar para a falta de médicos) e está disposto a tudo para que tal aconteça. Inclusive não dizer a verdade, pois nunca esteve em causa o regular funcionamento dos Centros de Saúde. 
A situação dos medicos de familia no Centro de Saude de Foros de Salvaterra e de Gloria do Ribatejo (qua abrange Muge e Granho) são as mais deficitárias, como se pode ver na resposta dada ao Grupo Parlamentar do PCP que aqui apresentamos:



Sem comentários:

Enviar um comentário