27 fevereiro 2018

CDU Salvaterra de Magos - Sobre as descargas ilegais de tinta na Vala do Massapez em Salvaterra de Magos

A CDU de Salvaterra de Magos, na sequencia das descargas ilegais de tinta na Vala do Massapez em Salvaterra de Magos e de acordo com a informação prestada pela CM de Salvaterra de Magos, informa que a origem do foco poluidor foi uma descarga de tinta feita por uma fabrica de transformação de madeira de Salvaterra de Magos.


Esta é uma foto da cor da água da Vala do Massapez


 Deixamos de seguida a informação prestada pela CM de Salvaterra de Magos :
" No passado fim de semana surgiram indícios claros de contaminação das águas da Vala do Massapez (afluente da Vala Real), em Salvaterra de Magos, que apresentavam uma coloração azul.
De imediato a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos contactou a linha SOS Ambiente, o SEPNA da GNR, a Águas do Ribatejo e os empresários sediados próximo da rede pluvial que aflui à referida vala, por forma a que, em conjunto, pudesse ser determinada a origem da alegada contaminação.
Os Serviços de Saneamento do Município, juntamente com a equipa do SEPNA da GNR de Coruche, percorreram todo o traçado da rede pluvial e descobriram que a origem do foco poluidor foi uma descarga acidental, para a rede pluvial, de tinta usada por uma indústria de transformação de madeira de Salvaterra de Magos.
O derrame ficou contido à Vala do Massapez, não havendo contaminação das águas do Rio Tejo, tendo a empresa sido notificada para proceder à sua limpeza, bem como do coletor pluvial, removendo do local os resíduos de tinta que ali ficaram depositados.
Seguir-se-à o tratamento jurídico e contra-ordenacional previsto na lei. "

A CDU Salvaterra de Magos, lamenta todo este incidente, bem como esperamos, que, de facto, a tinta poluidora não tenha chegado ao Rio Tejo, pois, como é do conhecimento publico, esta vala dá para a Vala Real que por sua vez desagua no Rio Tejo.


Salvaterra de Magos, 27 de Fevereiro de 2018


Sem comentários:

Enviar um comentário