22 abril 2014

Exposição Álvaro Cunhal na Glória do Ribatejo

No próximo dia 25 de Abril, às 17h30, será inaugurada a exposição «Álvaro Cunhal - Vida, Pensamento e Luta: um exemplo que se projecta na actualidade e no futuro», na Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo, estando patente até 16 de Maio, no âmbito das Comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril. A exposição é co-organizada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, pela União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho e pela Comisão Concelhia do PCP de Salvaterra de Magos. Através de fotografia, audiovisuais, documentos, objectos, livros, desenhos, pinturas, reconstituições escultóricas, esta exposição, falará do seu percurso com uma vida inteiramente dedicada ao seu partido de sempre e à luta pela Liberdade, pela Democracia, pelo Socialismo. 
 

Álvaro Cunhal é, no século XX e na passagem para o século XXI em Portugal, a personalidade que mais se destacou na luta pelos valores da emancipação social e humana, com forte projecção no plano mundial. O seu legado integra um acervo de análises e acção a que a vida deu e dá razão e que tem uma crescente projecção na actualidade e no futuro. Cedo fez uma opção de classe pelos direitos dos trabalhadores, foi militante e dirigente comunista, Secretário-geral do Partido Comunista Português, revelou uma tenacidade, abnegação e coragem raras, recusou privilégios pessoais. Interligou a sua intervenção política com um apaixonado interesse por todas as esferas da vida, nomeadamente pela criação artística. 


Esta exposição procura dar expressão a momentos significativos da sua vida, pensamento e luta dando relevo a uma reflexão teórica nos planos político, ideológico e estético, traduzida em inúmeras obras, estudos, artigos, entrevistas, conferências, discursos políticos e debates, e abordar ainda a produção plástica reflectida em desenhos, pinturas e ilustrações e a criativa produção literária expressa nos seus romances, contos, traduções e prefácios.

Sem comentários:

Enviar um comentário