24 dezembro 2014

Resposta ao sr. Hélder Esménio

Incapaz de conviver, denegrir e acusar ferozmente a oposição é típico dos arrogantes e prepotentes, aspirantes a ditadores. O ataque fanático e impreciso que o líder da coligação de direita que manda no concelho de Salvaterra de Magos atira a toda a oposição representada na Assembleia de Freguesia de Marinhais deixa completamente a nu o seu tremendo défice democrático. Não nos surpreende, tal como também não nos espanta que a tirada "não comento situações relacionadas com outros órgãos autárquicos do município" era apenas e só uma treta, válida até quando uma qualquer legítima decisão democrática não lhe fosse favorável.


Feita a introdução, vamos a factos.

No único mandato em que a Coligação Democrática Unitária (CDU) governou a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (CMSM), entre 1997 e 2001, umas das principais preocupações do executivo da CDU foi devolver ao concelho a dignidade que o seu emprestado Partido Socialista lhe havia retirado transformando-o, após 21 penosos e longos anos de (des)governação - governação apenas e só para o bolso de alguns - num dos municípios mais pobres, atrasados e endividados do país. Quem não se recorda?

Apesar das fortíssimas limitações a nível financeiro, a CDU realizou obras importantes tais como foram o Pavilhão Gimnodesportivo de Marinhais, a tristemente célebre conduta de água na Estrada Nacional 367 que rebentava (quase) todos os dias e o Bairro do Rossio na Glória do Ribatejo que era a vergonha das vergonhas. Construíram-se as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR's) em Marinhais e em Salvaterra de Magos. Reparou-se a ETAR de Muge que esteve sem funcionar durante anos. Importa lembrar que a ETAR do Partido Socialista era o rio Tejo.

Naturalmente, o sr. Hélder Esménio, apesar de ser chefe de divisão na CMSM entre 1997 e 2001, não se lembra de nada disto porque a sua prática foi sempre a de "quanto pior, melhor" já a pensar no seu futuro político. Lembrar ainda que a gestão do Partido Socialista só deixou dívidas. Sem esquecer as famosas obras dos fundos comunitários que só tiveram aplicação prática no papel, não no terreno.

Recordar ainda que em 2013 o sr. Hélder Esménio recebeu um concelho com obra feita e com a segunda menor dívida por habitante do distrito de Santarém, ou seja, praticamente o inverso daquilo que a CDU herdou do Partido Socialista em 1997.

O sr. Hélder Esménio falta à verdade quando diz que fez obra no concelho durante o primeiro ano do seu mandato. Provavelmente confunde festas, romarias, condecorações e homenagens com obra.

Deturpa a verdade quando afirma que construiu o Centro Escolar de Marinhais. Apesar da falência de várias empresas durante o mandato 2009-2013, esta obra ficou adjudicada com financiamento garantido tendo o seu executivo apenas conferido e enviado os autos de medição para a INALENTEJO e recebido o dinheiro para entregar ao empreiteiro. Omite que o atraso na obra se deveu a razões burocráticas relacionadas com a adjudicação da obra às empresas seguintes.

Quanto ao facto de a CDU ter votado a favor do Acordo de Execução entre a CMSM e a Junta de Freguesia de Marinhais e Contrato Interadministrativo na Reunião de Câmara do passado dia 3 de Dezembro de 2014 tem uma explicação muito simples. Omissão e mudança de factos relacionada com os Recursos Humanos da freguesia.

O sr. Hélder Esménio falta à verdade quando afirma que o seu executivo ia transferir mais cerca de 3 mil euros para a freguesia de Marinhais. A verdade é que a Junta de Freguesia de Marinhais ao perder os contributos do coveiro e do zelador - que eram pagos na íntegra pela CMSM e cujo valor anual gasto seria superior a 20 mil euros - vai ter que contratar novos assistentes operacionais para exercer essas funções e assumir os custos inerentes através do seu próprio orçamento. Esta é que é a verdade! A verdade que o sr. Hélder Esménio tentou omitir aos vereadores da oposição. Valeu o conhecimento da situação por parte do eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Marinhais, Ricardo Burgal, que, em conjunto com os eleitos das forças políticas da oposição recusaram o protocolo, defendendo os interesses da população e da freguesia de Marinhais.

A verdade é que o sr. Hélder Esménio quer subjugar as freguesias aos seus desígnios, fazendo com que os presidentes das juntas aceitem esmolas, tal e qual como acontecia entre 1976 e 1997. Não é por acaso que não escreve uma única linha sobre este período negro no nosso concelho.

Concluindo, o sr. Hélder Esménio falta à verdade quando afirma que ia transferir mais dinheiro para a freguesia de Marinhais que o anterior executivo municipal. É uma questão de fazer as contas como diria o outro. Mas há que incluir os Recursos Humanos. E facilmente se assume que a freguesia de Marinhais ia ser prejudicada em pelo menos 17 mil euros. 

Fazemos igualmente votos para que os eleitos da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Glória do Ribatejo e Granho rejeitem no próximo dia 29 de Dezembro o corte de verbas a rondar os 4 mil euros que lhes é proposta pelos executivos socialistas no município e na freguesia.


O vereador da CDU na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos,

João Pedro Caniço

5 comentários:

  1. Os camaradas estão fortes. Este Esménio nunca me enganou, tem actos de ditador : substituição do vereador da CDU; Clube Desportivo de Foros de Salvaterra: agora esta situação em Marinhais, perseguição a certos funcionários. etc.

    ResponderEliminar
  2. O Esménio quando foi funcionário da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos fez medições de estradas alcatroadas que nunca foram alcatroadas e a CM recebeu subsidios da União Europeia. Agora é o dono disto tudo e faz o que quer. Pensava que a oposição calava-se. O 25 de Abril serviu para se poder falar livremente e denunciar . Em Marinhais só fizeram foi bem. Ele mexeu com o que não devia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais ainda, passou por cima do engenheiro que o contratou por ter pena dele, que já tinha filhos e não tinha emprego, tal como a esposa e ainda lhes arranjou uma casa em Salvaterra onde viveram anos sem pagar nada, incluindo água luz e, passando por cima do engenheiro que o ajudou, assinou estradas como feitas e que continuaram muitos anos por alcatroada. Foi um dos lacaios do Moreira. De referir que o dito engenheiro que o contratou recusou se a assinar estradas que não foram feitas só para a câmara receber os dinheiros dos fundos europeus.

      Eliminar
  3. Camarada João Pedro não ir abaixo pelos ataques pessoais de outros que não têm um minimo de respeito por ninguém. Aquilo que o Dr. Francisco Madelino diz de ti é baixo de mais para responderes. Continua a defender os que mais precisam e demonstra como é ser comunista, pois ele em tempos foi candidato do PCP á Câmara Municipal e perdeu com o Antonio Moreira e depois vendeu-se por um lugar na CM de Salvaterra. Toda a gente sabe quem ele é e o que vale.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo,

    agradeço o comentários e os conselhos. Tento não fazer nem responder a ataques pessoais. Espero conseguir manter essa atitude. Não estou na política para isso.
    Ainda era uma criança mas recordo-me perfeitamente do Dr. Madelino ser candidato a presidente da CM de Salvaterra de Magos, como também me lembro do que aconteceu a seguir, embora seja sempre bom o avivar da memória.

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar