04 novembro 2015

Intervenção no Plenário do eleito da CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra


Sou o único membro eleito pela CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra. Não comecei o mandato visto ter sido proposto para substituir a camarada Cátia Lopes que, por motivos profissionais, renunciou ao mandato.

Iniciei assim o mandato a 30 de Junho de 2014, tendo nessa mesma data questionado o executivo da União de Freguesias sobre a identificação das ruas  no Bairro da Chesal, sabendo que as mesmas são identificadas por lotes. O presidente respondeu que seria mais viável colocar placas com a identificação dos lotes, visto que a solução alternativa - colocar nomes de ruas, obrigaria à alteração de moradas, o que seria bastante incómodo para os moradores.

Após uma reunião com a directora do Agrupamento Escolar de Salvaterra de Magos questionei o executivo na sessão ordinária de 27 de Abril de 2015 sobre a substituição da areia no espaço onde as crianças brincam visto a areia estar longe de se encontrar nas melhores condições. O presidente respondeu que a responsabilidade é da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, mas que iria alertá-la sobre o assunto. Entretanto, as areias foram substituídas. Prosseguindo a intervenção questionei sobre a situação do trânsito junto ao Agrupamento Escolar e a sinalização rodoviária na Urbanização Vila Magos. O presidente respondeu que a situação está a ser estudada, tendo inclusivamente já sido discutida em Reunião de Câmara do município. 

Realcei também uma situação sobre um contentor colocado na traseira de uma garagem no Bairro da Chesal, que deu inadvertidamente origem a uma espécie de sanitário público com gritantes incómodos para os vizinhos e para a própria saúde pública. O espaço em causa foi rapidamente limpo e o proprietário do dito contentor foi contactado pela autarquia.

Dei conhecimento da situação do alarme no Agrupamento Escolar que disparou durante uma noite e tocou durante horas a fio sem que ninguém ou algo o o desactivasse. O presidente respondeu que a responsabilidade é do Agrupamento Escolar e que iria analisar a situação. A verdade é que desde essa ocasião o alarme não voltou a disparar.

Finalmente, questionei sobre a falta de balneários públicos na Aldeia do Escaroupim, local de lazer e de turismo. O presidente informou que as obras vão arrancar brevemente e que os balneários ficarão colocados na antiga escola primária.


Salvaterra de Magos, 31 de Outubro de 2015

O eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra,

Florentino Caniço

Sem comentários:

Enviar um comentário