06 julho 2014

Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho (30-06-2014)

Decorreu na passada segunda-feira, dia 30 de Junho pelas 21h30,  na sede da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho a 2ª sessão ordinária do ano de 2014 desta Assembleia (ver Ordem de Trabalhos aqui).


No período antes da Ordem do Dia a eleita da CDU, Filipa Monteiro, começou por lamentar o falecimento de Joaquim Oliveira Silvestre, natural de Glória do Ribatejo e funcionário da União de Freguesias, tendo apresentado em seguida condolências à família. Aproveitou ainda para enviar os parabéns à eleita do BE, Vânia Pereira, pelo nascimento do seu filho.

Registou a forma como mais uma vez a convocatória foi efectuada pelo executivo da União de Freguesias, faltando incluir como ponto na Ordem de Trabalhos a leitura e votação da acta da Assembleia de Freguesia anterior bem como voltou a solicitar que seja entregue a todos os eleitos uma cópia da mesma de modo a que se possa analisar e ponderar devidamente antes da votação. Solicitou a inclusão na Ordem de Trabalhos da proposta da CDU "Transparência na Gestão da Freguesia" apresentada na última sessão ordinária e questionou os eleitos das outras forças políticas acerca de eventuais propostas de alteração na busca de um desejável consenso, esclarecendo ainda que o essencial na proposta é a publicação no site da União de Freguesias do Orçamento, Plano de Actividades, Resumo das Actividades Trimestrais, Actas das reuniões do Executivo e da Assembleia de Freguesia e as Contas de Gerência. A proposta acabou por ser incluída na Ordem de Trabalhos como ponto 3, tendo sido aproveitada por maioria, apenas com 1 voto contra por parte de um eleito do PS.


Ainda no período antes da Ordem do Dia o eleito da CDU, Nuno Monteiro, aproveitou para questionar o executivo da União de Freguesias, em concreto o seu presidente, sobre algumas situações:

- Lamentou que a reparação do carrossel do parque infantil da Glória do Ribatejo tenha posto em causa a segurança das crianças, uma vez que os varões roscados que suportam o carrossel tenham ficado expostos. Finalmente, passados dez longos meses a situação estava resolvida, na sequência do alerta dado pelos eleitos da CDU na última Assembleia de Freguesia. Propôs ao executivo ponderar a colocação no parque infantil do mesmo piso que se encontra no carrossel, nos baloiços e no escorrega, em vez de areia.

O sr. Presidente considerou que a situação do carrossel não colocava em perigo as crianças pois tratava-se "apenas" de um centímetro de varão, contrapondo com o facto de também os chuveiros de rega estarem igualmente expostos às crianças, numa comparação manifestamente infeliz. Sobre o piso considerou não ser conveniente a alteração pois segundo dizem a areia amortece melhor o impacto das crianças no solo e é o que aparenta ser mais usado em parques infantis.

- Perguntou ao sr. Presidente se teve conhecimento do alcatroamento de parte da Rua da Pereira (que foi uma sobra da repavimentação da Rua Quebrada d'Água) e que posteriormente foi retirada.

O sr. Presidente informou que esta aplicação foi efectuada sem o conhecimento do executivo da União de Freguesias e da Câmara Municipal. Quando teve conhecimento da situação contactou de imediato o vice-presidente do executivo municipal, responsável pelo pelouro das obras, tendo em conjunto exigido ao empreiteiro que removesse o alcatrão aplicado. Concluiu afirmado que da parte da empresa responsável pela obra ninguém sabe ou está disponível para esclarecer sobre de quem partiu a ordem para aplicar o material em sobra na referida rua.

- Relativamente à reorganização do trânsito no Largo 29 de Agosto, a CDU considerou uma boa intervenção, ressalvando que as caixas na Rua José Augusto Catarino, pelas suas dimensões, tinham pouca aplicação prática.

O sr. Presidente informou que a aplicação das caixas já tinha sido decidida no mandato anterior, sugerindo à Assembleia de Freguesia que fosse criada uma comissão para as questões relacionadas com o trânsito.

- Questionou-se a razão de não ter existido corte de ervas com a roçadora na Rua das Janeiras de Baixo por ocasião da realização do Festival de Folclore das Janeiras, bem como da zona onde o mesmo decorria, o que, segundo os eleitos da CDU, revelou uma má imagem da nossa vila aos grupos e aos visitantes do Festival por responsabilidade da autarquia.

O sr. Presidente explicou que "não foi possível a utilização das roçadoras pois estas estavam na Rua de Muge, devido à exigência dos fogos".

- Foi proposto que o sr. Presidente solicitasse à empresa Ecoedifica a retirada dos materiais (areias, lancis, tout-venant) da zona de estacionamento do Pavilhão Municipal, pois esta é uma área necessária para os visitantes do Festival Glória ao Rock deixarem as suas viaturas.

O sr. Presidente concordou com a proposta.


O eleito da CDU, Eduardo Pratas, colocou ao executivo algumas preocupações sobre a falta de placas identificativas em algumas ruas no Granho, assim como de vários sinais de trânsito.

Perguntou como se encontrava a situação da cedência do terreno por parte da empresa Águas do Ribatejo, na Rua Alves Magriço, para o armazém/estaleiro a construir no Granho.

O sr. Presidente informou que a situação está complicada visto que a empresa propôs um contrato de comodato válido por 10 anos, prazo não aceite pela Câmara Municipal que iria contrapor com um período de tempo mais alargado.

Propôs-se ainda ao executivo da União de Freguesias que pedisse com urgência à Câmara Municipal a reparação das estradas que ligam o Granho à Raposa e aos Foros de Benfica, uma vez que ambas se encontram num estado lastimável, a roçar o intransitável, em especial a segunda que é bastante utilizada pela população do Granho.

O sr. Presidente respondeu que assim que a motoniveladora da Câmara estivesse disponível iria para o Granho de forma a se proceder à reparação das referidas estradas.

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