10 julho 2015

Nota de Imprensa


A CDU saúda o executivo da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (CMSM) pela reabertura do Posto de Saúde de Muge. Apesar de ser uma solução precária e em regime de tempo parcial acaba por mitigar os graves prejuízos causados à população de Muge desde o encerramento da extensão de saúde na freguesia há sete anos pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria durante um governo maioritário do PS liderado por José Sócrates. 

A situação da Saúde no nosso concelho atingiu níveis degradantes para um estado que se reclama social e de direito democrático o que se comprova pelo facto de sermos o município abrangido pelo ACES da Lezíria onde a falta de médicos de família é mais gritante - mais de 12 mil utentes em quase 21 mil inscritos não têm médico de família, ou seja, cerca de 60 % do número total de inscritos.

Sabendo que não compete às autarquias substituírem o Estado Central e o Serviço Nacional de Saúde propusemos, durante a última campanha eleitoral autárquica realizada em Setembro de 2013, a contratação de médicos de família por parte da CMSM através da celebração de protocolos com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) localizadas no concelho de forma a permitir a reabertura das extensões de saúde do Granho e Muge e o reforço dos postos de saúde de Salvaterra de Magos, Marinhais, Glória do Ribatejo e Foros de Salvaterra.

Ainda que passados quase dois anos congratulamo-nos pelo facto de o executivo camarário liderado pelo PS em coligação com o PSD-CDS tenha acolhido e levado à prática a nossa proposta, fazendo votos para que não se fique apenas por Muge e solução idêntica possa vir a ser adoptada para os outros postos de saúde do concelho, com a prioridade a recair para o Granho visto que também se encontra encerrado desde 2008, com graves prejuízos para a sua população.

Relembramos que «todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover» conforme surge consubstanciado na Constituição da República Portuguesa e é nesse sentido que iremos continuar a nossa luta, em prol dos utentes do município de Salvaterra de Magos.


Salvaterra de Magos, 10 de Julho de 2015 


A Comissão Coordenadora da CDU de Salvaterra de Magos

1 comentário:

  1. Julgo que foi num durante a vigência de um governo PS que foi encerrada a extensão de saúde de Muge!
    E vamos ver se é obtido acordo de modo a ser possível a medica passar meios complementares de diagnóstico porque senão uma solução já de si frágil perde todo o valor.

    ResponderEliminar