27 janeiro 2012

Praia Doce de Salvaterra de Magos - Mais um caso de abandono

Na sequência do ultimo post sobre o abandono da Barragem de Magos e o abate de árvores impunemente cometido naquela suposta área de lazer. Vimos agora relembrar a aposta inconsequente na requalificação das margens do Tejo, neste caso particular a chamada Praia Doce em Salvaterra de Magos. Após algum investimento inconsequente por parte da Câmara Municipal nesta área, verifica-se agora o total abandono das infra-estruturas ali existentes. Porquê investir, inaugurar e abandonar?




Ao caminhar pela Estrada do Escaroupim, no entroncamento que dá acesso á Praia Doce, nem uma placa indicativa existe, o caminho em zonas mais baixas faz com que se concentre muita lama. Não existe qualquer melhoramento.



Ao chegar á Praia Doce verifica-se um cenário desolador, as infra-estruturas ali existentes estão sujas, portas arrombadas, uma espécie de bar ali construído nunca teve qualquer tipo de actividade nem de promoção da possibilidade de cedência de exploração. Nada. Abandono e desprezo total.



Quanto á área de lazer, propriamente dita, existem três mesas e um fogareiro que tem tido algum aproveitamento de quem gosta de frequentar aquele lugar aprazível de lazer e contacto com a natureza. Mas como se pode verificar nas fotografias existe uma área maior com muitos bancos e mesas para piqueniques que está totalmente abandonada, seja pelo crescimento natural das ervas, seja pela queda de árvores, que se caem ali ficam sem qualquer tipo de tratamento, representando também um perigo a quem se arrisca por ali estar.



A CDU deseja que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos, se entendam a quem deve ter responsabilidades de manutenção daquele espaço, corte das ervas que ali crescem, cuidar das árvores existentes, limpeza regular, que haja algum investimento de promoção do mesmo (a placa indicativa é o mínimo exigível). A tentativa de cedência do bar existente a alguma colectividade da vila ou a particular que invista e promova eventos e rentabilize a sua exploração, nomeadamente durante os meses de Verão.



Relembramos mais uma vez as palavras escritas em tempo de campanha pela candidatura do Bloco de Esquerda:

-“O Tejo como vertente estruturante para actividades de turismo e lazer dando continuidade é requalificação das margens das zonas ribeirinhas e Barragem de Magos - equipamentos de apoio e lazer”

1 comentário:

  1. Palavras leva-as os vento! E os actos aqui estão pra demonstrar a incompetência e os desleixo do executivo municipal e da junta de Freguesia de Salvaterra de Magos.

    ResponderEliminar