30 novembro 2017

Declaração de Voto: Orçamento 2018

Orçamento e Grandes Opções do Plano (Plano Plurianual de Investimentos e Actividades Mais Relevantes) para o ano de 2018

A apresentação de um Orçamento e de um Plano Municipal são indissociáveis do espaço territorial e temporal onde se encontram inseridos, devendo ter como referência a gestão equilibrada da autarquia e a prossecução da sustentabilidade financeira da mesma, conforme é determinado pela legislação vigente.

Nesse sentido, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano de 2018 do Município de Salvaterra de Magos é na generalidade um documento de continuidade em relação ao ano anterior. Analisando o quadro resumo do Orçamento das Receitas e Despesas verificamos que praticamente todas as rubricas mantêm valores semelhantes, tanto absolutos como percentuais, registando-se variações residuais.

Também ao nível dos impostos directos que o Município arrecada directamente dos contribuintes (IMI, IUC, IMT e Derrama) se verifica uma tendência de estabilização total dos mesmos, após a forte subida registada em 2015 quando comparada com os valores de 2013 e 2014, seguida de uma quebra em 2016 em consequência da variação do IMT que é o imposto que sofre mais oscilações. Mesmo assim a estimativa para 2017 e a previsão orçamental para 2018 são superiores em cerca de 80 a 90 mil euros ao valor arrecadado em 2016 o que desmonta factualmente a propaganda do senhor presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (CMSM) que afirmava recorrentemente ter baixado os impostos no município (fê-lo é certo, mas apenas para a Derrama e em valores francamente residuais) e ter receio na diminuição das receitas provenientes do IMI, o que não se veio manifestamente a concretizar, nem se prevê que possa vir a suceder.

Relativamente às transferências provenientes do Orçamento de Estado (FEF, FSM e Participação fixa no IRS) verifica-se igualmente uma tendência para a estabilização dos valores com um ligeiro acréscimo de quase 80 mil euros, pouco mais de um ponto percentual.

É sem surpresa portanto que o grosso do aumento no valor total do Orçamento ocorre na parte relativa às Receitas de Capital pela candidatura aos fundos comunitários e pelos empréstimos contraídos tendo em vista a construção do Centro Escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca, vias pedonais na EN 367 em Marinhais e a Reabilitação do Espaço Jackson em Glória do Ribatejo.

Face ao exposto, compreendemos a manutenção dos apoios financeiros e logísticos aos clubes desportivos, colectividades, IPSS's e juntas de freguesia e saudámos o incremento de 20 % no apoio concedido aos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos. Ao invés, lamentamos a recusa da implementação do Orçamento Participativo que seria no nosso entender, uma forma de aproximar eleitores dos eleitos, também nas tomadas de decisão para o nosso futuro colectivo, ainda que sob a forma de uma parcela simbólica atendendo aos constrangimentos orçamentais por demais conhecidos.

As prioridades definidas pelo senhor presidente da CMSM para 2018, tais como sejam a criação do Museu do Concelho, assim como a continuidade dos trabalhos de arranjos urbanísticos nas várias freguesias, são legítimas embora redutoras pois continua a ser por demais evidente a falta de um plano de desenvolvimento estratégico e sustentável para o município de Salvaterra de Magos. A fixação de população e dos seus jovens devia ser a principal prioridade da autarquia e para isso poder acontecer só com o direito ao emprego e a um trabalho digno. Os processos de candidatura a fundos comunitários anunciados pelo senhor presidente merecem na generalidade o nosso aval, no entanto revelam que não é prioritário para este executivo o investimento na zona industrial de Muge, o que lamentamos.

Comprometemo-nos a apoiar todas as situações e projectos que nos pareçam poder vir a melhorar efectivamente a qualidade de vida das nossas populações. Não contem connosco para demagogia, populismo e propostas irrealistas. Temos, naturalmente, algumas divergências programáticas em várias questões de fundo como ficou devidamente salientado nesta declaração de voto. No entanto, e atendendo às dificuldades de financiamento com que o poder local democrático se depara, o que inviabiliza parte significativa dos investimentos desejáveis, e respeitando as opções programáticas do actual executivo, não inviabilizaremos esta proposta de orçamento. Posto isto, o nosso voto é a abstenção.


Salvaterra de Magos, 29 de Novembro de 2017

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos,

João Caniço
Carlos da Silva


27 outubro 2017

Décadas de políticas de direita tiveram consequências trágicas

Propostas do PCP para a Floresta (clique na imagem para ampliar)

13 outubro 2017

Instalação dos Órgãos Autárquicos 2017-2021

Têm lugar durante a próxima semana os actos de instalação dos órgãos autárquicos no município de Salvaterra de Magos para o mandato 2017-2021. A saber:

(clique na imagem para ampliar)

04 outubro 2017

Sobre os resultados das eleições autárquicas no concelho de Salvaterra de Magos

Quero começar por saudar os 9387 eleitores que exerceram o seu dever de cidadania e direito de voto no passado domingo no concelho de Salvaterra de Magos para a eleição das autarquias locais, fazendo com que a abstenção descesse e fosse agora de 49,56 % em vez dos 54,3 % registada na eleição de 2013. Mesmo com esta evolução positiva continuam a ser números preocupantes bem acima da média nacional que ronda os 45 %.

Quero saudar o PS na pessoa de Hélder Esménio pela vitória claríssima e por larga margem obtida nas eleições para a Câmara Municipal, passando de uma maioria relativa de 3 vereadores para uma maioria absoluta confortável de 5 vereadores. O BE conseguiu manter os 2 vereadores, ao passo que a CDU e o PSD-CDS perderam os seus mandatos no executivo camarário. A tentativa de regresso à liderança do município por parte de Ana Cristina Ribeiro não foi bem sucedida tendo mesmo o BE perdido mais de 200 votos em relação à eleição de 2013. A CDU e o PSD-CDS perderam também alguma votação o que originou a sua exclusão do executivo, no nosso caso por apenas 46 votos, resultado aquém das nossas expectativas que passavam pela reeleição do vereador conquistado há quatro anos.

Quero saudar também a Helena Neves pela reeleição para o cargo de vereadora e de vice-presidente e o Luís Gomes que também foi novamente eleito para este executivo. Saúdo ainda o João Oliveira, que ainda faz parte deste executivo, e que foi eleito presidente da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho.

Assistimos no passado domingo a um regresso ao passado nas freguesias de Marinhais, de Glória do Ribatejo e Granho. Essas populações entenderam por bem, e é totalmente legítimo em democracia, não elegerem dois jovens com provas dadas como autarcas nos últimos quatro anos e reconhecidos igualmente pela sua intervenção no movimento associativo ao nível cultural, recreativo e desportivo e que se apresentaram a estas eleições liderando candidaturas com programas e propostas bastante interessantes para as respectivas freguesias. Ao invés, elegeram, no caso da Glória do Ribatejo e Granho, um antigo presidente da junta de freguesia da Glória que regressa agora após uma passagem pouco feliz pela Câmara Municipal onde as divergências com o actual presidente da Câmara fizeram com que entrasse em ruptura com o PS e se apresentasse com um movimento independente nas eleições do passado domingo, tendo saído vencedor com maioria relativa. Em 1989, Luís Neves apresentou-se como o cabeça de lista da CDU à Assembleia de Freguesia de Marinhais, tendo obtido 433 votos, correspondentes a 20,8 %. Passados quatro anos foi novamente candidato, mas desta vez pelo PS, tendo ganho e sido eleito presidente da Junta de Freguesia com 1168 votos, correspondentes a 51,4 %. Em 2013, Joaquim Cardoso apresentou-se como o cabeça de lista do PSD-CDS à Assembleia de Freguesia de Marinhais, tendo obtido 209 votos, correspondentes a 8,75 %. Passados quatro anos foi novamente candidato, mas desta vez pelo PS, tendo ganho e sido eleito presidente da Junta de Freguesia com 912 votos, correspondentes a 35,7 %. Posto isto, regressámos ao tempo em que bastava ser candidato pelo PS para vencer as eleições em Marinhais, o que comprova bem a força da "marca PS" nesta freguesia.

Na União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra o PS, através de Manuel Bolieiro, obteve uma vitória esmagadora com quase dois terços dos votos e 10 dos 13 eleitos para a Assembleia de Freguesia o que reflecte bem a popularidade de que goza nestas duas freguesias, fruto igualmente do bom trabalho desenvolvido nos últimos anos, há que reconhecê-lo. Não é por acaso que foi o único presidente de junta recandidato pelo PS.

Finalmente na freguesia de Muge quero saudar e, acima de tudo, desejar boa sorte ao presidente eleito, Rui Silva, pelo trabalho hercúleo que o espera. Certamente que a sua formação académica lhe dará bastante jeito quando tiver que começar a pegar nos inúmeros imbróglios jurídicos que o esperam, sem esquecer o provável estado financeiro caótico em que deverá encontrar as contas da junta de freguesia.

Quanto a nós, CDU, iremos continuar o nosso trabalho tendo em vista o reforço da capacidade de resposta do município de Salvaterra de Magos e das suas freguesias que passam necessariamente pela recuperação da capacidade financeira das autarquias, por uma política que coloque a economia e a produtividade ao serviço do povo e dos trabalhadores, dê prioridade à regionalização e rejeite a chamada municipalização, que defenda a Escola Pública e o Serviço Nacional de Saúde, promova o desenvolvimento sustentável no plano ambiental, social, cultural e desportivo, incentive a criação de emprego com direitos e não a precariedade, garanta a mais justa repartição da riqueza, salvaguarde a propriedade e gestão pública de bens e serviços essenciais para as populações como a água, o saneamento básico e as redes viárias e ferroviárias.   
   
Foi a partir destas premissas que são a marca distintiva do projecto autárquico da CDU que construímos o nosso programa eleitoral para o concelho de Salvaterra de Magos e respectivas freguesias e que iremos continuar a nossa intervenção. Apresentámo-nos a estas eleições como a alternativa colectiva ao serviço da populações que rejeita por completo a fulanização e que tentou colocar fim a vinte anos de poder autocrático assentes em projectos uni-pessoais e do menosprezo de terceiros por meros delitos de opinião.

Ao contrário de outras candidaturas fizemos uma campanha limpa e honesta, apresentando os nossos projectos e propostas de forma clara, não entrando em ataques pessoais, comentando processos judiciais ou levantando suspeitas sobre as contas do município. Valeu tudo, em especial na última semana de campanha, onde até se chegou ao cúmulo de uma candidata invisual de uma outra força política sofrer ataques pessoais por parte de uma funcionária do município. Saímos de cabeça levantada, de consciência tranquila, por não termos entrado nestes jogos deprimentes e deploráveis que só empobrecem o Poder Local Democrático, uma das principais conquistas de Abril.

Finalmente, quero agradecer de forma sincera e calorosa a todos os candidatos e activistas da CDU que se empenharam de maneira generosa na campanha eleitoral, em especial à Margarida e à Barbara Vieira, que foram excepcionais. O vosso pai, o nosso querido camarada Bão, estará certamente muito orgulhoso. Agradeço também a todos aqueles que confiaram o seu voto à CDU, será honrado e não defraudado.


Salvaterra de Magos, 4 de Outubro de 2017

João Caniço, 
vereador da CDU


02 outubro 2017

CDU ficou aquém dos objectivos

A CDU não atingiu os objectivos nem os resultados a que se propôs nas Eleições Autárquicas de 2017 em Salvaterra de Magos. 


Por apenas 46 votos a CDU não conseguiu manter o seu lugar na vereação do município, tendo-se registado uma perda de 38 votos e de pouco mais de 1 ponto percentual (p.p.) relativamente à eleição de 2013. A coligação de direita também foi arredada do executivo camarário e o BE manteve os dois mandatos. O PS tem agora maioria absoluta com cinco vereadores.


Apesar de ter registado um crescimento de 97 votos para a Assembleia Municipal a CDU perdeu um dos três deputados municipais que elegeu há quatro anos. João Caniço e Carlos Silva são assim os eleitos da CDU para o órgão deliberativo do município.


A CDU perdeu 67 votos na Assembleia de Freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, uma quebra de cerca de 2,5 p.p., mantendo, no entanto, um eleito no respectivo órgão autárquico, dominado pelo PS que obteve quase dois terços dos votos. António Cruz será o nosso representante.


A CDU mais do que triplicou a sua votação para a Assembleia de Freguesia de Marinhais, um crescimento superior a 12 p.p., tendo elegido Marco Domingos, João Abrantes e Isabel Miguel para este órgão autárquico que foi ganho pelo PS sem maioria absoluta. 


Um recuo de 120 votos na União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, cerca de 9 p.p., originou a perda de um dos eleitos da CDU. No entanto, a eleição do seu segundo representante impediu a maioria absoluta do movimento "independente" por quinze votos. Nuno Monteiro e Eduardo Pratas são os nossos eleitos.


O decréscimo de 107 votos fez com que a CDU ficasse sem qualquer um dos três representantes na Assembleia de Freguesia de Muge que foi ganha pela coligação de direita com maioria absoluta.


A Comissão Coordenadora da CDU de Salvaterra de Magos agradece a todos os candidatos e activistas que se empenharam particularmente na nossa campanha eleitoral. Agradecemos também a todos os eleitores que confiaram o seu voto à CDU. Continuaremos assim a nossa intervenção no plano autárquico, pela defesa da gestão pública de bens e serviços essenciais para as populações, pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo de Salvaterra de Magos e pela promoção do desenvolvimento sustentável do seu município e das suas freguesias. Podem contar connosco!


Salvaterra de Magos, 2 de Outubro de 2017

A Comissão Coordenadora da CDU de Salvaterra de Magos

22 setembro 2017

CÂMARA MUNICIPAL - Os Candidatos e o Programa da CDU

Damos a conhecer os candidatos e o programa da CDU à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e os candidatos à Assembleia Municipal:
As listas dos Candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos
Programa CDU-1

Programa CDU-2

Programa CDU - 3




SALVATERRA E FOROS - Os Candidatos e o Programa da CDU

Damos a conhecer os candidatos e o programa da CDU à Assembleia da União de  Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra:
Os primeiros cinco candidatos da CDU: João Silva, António Cruz, André Martins e Carla Rodrigues

A lista da CDU à Assembleia da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra

O Programa  da CDU à Assembleia da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra

MARINHAIS - Os Candidatos e o Programa da CDU

Damos a conhecer os candidatos e o programa da CDU à Assembleia de Freguesia de Marinhais:
Os Três primeiros candidatos da CDU: João Abrantes, Marco Domingos e Isabel Miguel

A Lista da CDU à Assembleia de Freguesia de Marinhais

Algumas das prioridades da CDU para Marinhais

O Programa completo da CDU para Marinhais está aqui: http://cdu-salvaterrademagos.blogspot.pt/2017/09/programa-eleitoral-da-cdu-freguesia-de.html

GLÓRIA E GRANHO - Os Candidatos e o Programa da CDU

Damos a conhecer os candidatos e o programa da CDU à Assembleia da União de  Freguesias de Glória do Ribatejo e do Granho:
Os primeiros cinco candidatos da CDU: Manuela Feijão, Eduardo Pratas, Nuno Monteiro, Filipa Monteiro e Leonel Coutinho

A lista da CDU à Assembleia da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho

O Programa da CDU à União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho

MUGE - Os Candidatos e o Programa da CDU

Damos a conhecer os candidatos e o programa da CDU à Assembleia de Freguesia de Muge:
 
Os Três primeiros candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia de Muge. José Pacheco, Rute Malfeito e Teresa Souto.

A lista da CDU à Assembleia de Freguesia de Muge


Programa da CDU à Assembleia de Freguesia de Muge

20 setembro 2017

Debates autárquicos na Rádio Marinhais

A CDU de Salvaterra de Magos informa que começam hoje os debates eleitorais na Rádio Marinhais com os cabeças de lista das forças partidárias concorrentes aos vários órgãos autárquicos do concelho de Salvaterra de Magos. 

O calendário é o seguinte:

(clique na imagem para ampliar)

18 setembro 2017

Programa Eleitoral da CDU à Freguesia de Marinhais

Prioridades da CDU para os próximos 4 anos em Marinhais

Largo das Festas Requalificar, por fases, o recinto das Festas. Parque multiusos No terreno entre o Centro de Bem Estar e Social e o Centro Escolar Escolar, requalificar o espaço e criar um circuito de manutenção. Cemitério Ampliar o cemitério e requalificar a zona envolvente ao mesmo na Estrada Militar, criando dando um pouco mais de dignidade ao local. Abrigo temporário para animais perdidos ou abandonados Criar condições, em conjunto com as entidades competentes, para a construção de um abrigo temporário que possa acolher animais perdidos, abandonados, até que sejam reclamados pelos donos, ou encaminhados para o canil municipal. Mercado Mensal Revitalizar o mercado mensal de forma a contrariar o rumo que o mesmo tem tomado nos últimos anos. Criar iniciativas coincidentes com a realização do mercado para promover o mesmo.
Apostar na divulgação da nossa Vila Dar a conhecer Marinhais ao nível regional e nacional. Criar uma marca forte que ajude a dinamizar a economia local, o comércio e as actividades das associações e colectividades.
Mobilidade Criar e ordenar o estacionamento no centro da Vila. Garantir mais condições de segurança para os utilizadores da bicicleta e desenvolver uma rede de vias mistas onde os utilizadores da bicicleta. Eliminar todas as barreiras arquitetónicas nos passeios da vila. Implementar um sistema de segurança que leve à redução da velocidade dos automóveis na EN 367. Mas há muito mais a fazer pela nossa freguesia. Comprometemo-nos a lutar pela construção de um lar de idosos em Marinhais, a pugnar pelo direito de toda a população a médico de família, ao direito dos marinhalenses ao serviço de comboio de passageiros (ramal Setil/Vendas Novas). Mas não só. Outras propostas para Marinhais: - Cuidar dos espaços verdes com carinho e competência, - Implementar um orçamento participativo, - Organizar eventos que mobilizem a nossa juventude, - Criar condições para a realização de uma grande prova de atletismo anualmente, - Defender a economia local, - Reivindicar a conclusão das obras de construção da rede de saneamento básico na freguesia, - Implementar boas práticas ambientais no dia-a-dia da Junta, - Pugnar pela substituição da rede de abastecimento de água em fibrocimento para pvc, - Humanizar o atendimento ao freguês nas instalações da Junta, - Limpar as valas e linhas de água de responsabilidade da Junta de Freguesia e incentivar proprietários a fazer o mesmo, - Mercado de Produtores locais na manhã de sábado. Primeiro no largo da República e assim que existirem condições, realizá-lo no Largo das Festas, - Apoio a todas as Associações, Colectividades Clubes, - Lutar pela construção urgente de rotunda ou escapatória nos entroncamentos da EN118 com as Ruas do Cartaxeiro e do Furo, - Valorizar as tradições e festividades da nossa Vila, - Distribuição de sinal wi-fi em espaços públicos da Vila, - Em articulação com o Município, definir prioridades para as futuras empreitadas de pavimentação da rede viária da Vila, - Criação de um site e Facebook da Junta que permita uma comunicação célere com os Fregueses e com informação actualizada com todas as iniciativas agendadas, - Garantir a supervisão de uma recolha de resíduos competente e satisfatória, - Em conjunto com a Resitejo encontrar forma para ampliar a rede de contentores de resíduos urbanos pela Vila,

17 setembro 2017

Jantar de Apoio dá Mais Força à CDU

Foi com uma sala cheia de gente, gente com ânimo e entusiasmo que as candidaturas de CDU aos órgãos autárquicos no concelho de Salvaterra de Magos se apresentaram ontem num Jantar de Apoio no Restaurante "O Pinto", em Marinhais.
Nesta iniciativa participaram muitos apoiantes da CDU, militantes do PCP e muitos independentes, gente sem Partido, que nestas eleições estão com a CDU e fizeram questão de estar presentes neste que foi o momento alto para o arranque da campanha da CDU. 

Aqui ficam algumas imagens deste Jantar, que deu ainda mais certeza que a CDU é a alternativa, positiva e credível para o concelho e a população do concelho de Salvaterra de Magos.

Margarida Vieira - Candidata a Vereadora da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos
Após o Jantar, houve um momento musical, protagonizado pelo nosso Camarada Elias Oliveira, a que se seguiram as intervenções politicas.

Com apresentação de Margarida Vieira, candidata da CDU a Vereadora na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, foram chamados ao palco para intervir um por um os candidatos da CDU aos diversos órgãos autárquicos do concelho de Salvaterra de Magos:
Marco Domingos - Junta de Freguesia de Marinhais
Nuno Monteiro - União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho
António Cruz - União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra
João Pedro Caniço - Assembleia Municipal
Francisco Monteiro - Câmara Municipal

Foram também chamados Diogo D`Ávila e Carlos Gonçalves, membros do Comité Central do PCP.
(Por motivos pessoais a candidata da CDU a Presidente da Junta de Freguesia de  Muge, Rute Malfeito, não pode estar presente).


António Cruz - Candidato a Presidente da União de Freguesias de Salvaterra de Magos na sua breve intervenção, fez uma justa e merecida referência ao nosso Camarada João Vieira, o «Bão». Um momento emocionante aplaudido de forma sentida e entusiasmante por todos os presentes neste jantar de apoio a uma das suas causas de sempre: A melhoria das condições de vida da população do seu concelho, da sua terra e como o sabia que era e é possível fazê-lo: Dando Mais Força à CDU!




A CDU de Salvaterra de Magos, particularmente os cabeças de lista e os candidatos da CDU, agradecem a presença e o apoio de todos os presentes. Apelamos também ao necessário esclarecimento e mobilização para o voto na CDU no próximo dia 1 de Outubro.

JUNTOS PELO CONCELHO!
CONFIANÇA NA CDU!

16 setembro 2017

CDU Salvaterra de Magos - A Alternativa Colectiva


Quero, em nome de todos os candidatos da lista da CDU à Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, saudar-vos de forma efusiva pela vossa presença neste magnífico jantar de apoio à nossa candidatura.

Apresentamo-nos nestas eleições de cara lavada e sem subterfúgios, com provas dadas nos últimos quatros anos nos vários órgãos autárquicos do concelho de Salvaterra de Magos onde exercemos uma oposição séria e construtiva, sempre com os valores do trabalho, da honestidade e da competência como bases fundamentais da nossa acção. Apresentamo-nos ainda com um programa eleitoral claro ao serviço das populações e na defesa intransigente do poder local democrático e da sua autonomia.

Reforçar a capacidade de resposta do município de Salvaterra de Magos e das suas freguesias passa necessariamente pela recuperação da capacidade financeira das autarquias, por uma política que coloque a economia e a produtividade ao serviço do povo e dos trabalhadores, dê prioridade à regionalização e rejeite a chamada municipalização, que defenda a Escola Pública e o Serviço Nacional de Saúde, promova o desenvolvimento sustentável no plano ambiental, social, cultural e desportivo, incentive a criação de emprego com direitos e não a precariedade, garanta a mais justa repartição da riqueza, salvaguarde a propriedade e gestão pública de bens e serviços essenciais para as populações como a água, o saneamento básico e as redes viárias e ferroviárias.

Foi a partir destas premissas que são a marca distintiva do projecto autárquico da CDU que construímos o nosso programa eleitoral para o concelho de Salvaterra de Magos e respectivas freguesias. E quando falo na primeira pessoa do plural faço-o de forma propositada pois foi efectivamente elaborado através de muitas propostas trazidas pelo conhecimento de causa que os nossos candidatos têm das suas freguesias. Enquanto muitos se esforçam para fazer destas eleições um duelo personalizado entre apenas dois candidatos, nós apresentamo-nos como a alternativa colectiva ao serviço das populações que rejeita por completo essa tentativa pouco democrática de fulanização e que não é mais do que a ambição desmedida de dois projectos pessoais de poder que secundarizam os próprios partidos e menosprezam terceiros por meros delito de opinião.

Após vinte anos de poder autocrático estou convicto que as candidaturas colectivas lideradas pelo Francisco à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, pelo Marco aqui em Marinhais, pela Rute em Muge, pelo António em Salvaterra de Magos - Foros de Salvaterra e pelo Nuno em Glória do Ribatejo - Granho são a alternativa de efectiva mudança para o nosso concelho. Contamos convosco no próximo dia 1 de Outubro!

Viva a CDU! Viva o concelho de Salvaterra de Magos!

Marinhais, 16 de Setembro de 2017


João Caniço,
candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos

Inicio da distribuição dos programas da CDU para a Câmara Municipal e para as Freguesias.

A CDU - Salvaterra de Magos iniciou a distribuição, pela nossa população, dos programas eleitorais para a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e para as Freguesias. Nos programas eleitorais consta a identificação de todos os candidatos á Camara Municipal, Assembleia Municipal e ás Assembleias de Freguesia.
Na União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho-Rua do Cocharro (Glória)

Na União de Freguesias de Gloria do Ribatejo e Granho - Rua das Cerradas (Glória).


Na União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra - Mercado Diario

Na Vila de Salvaterra de Magos 


A CDU Salvaterra de Magos informa ainda que hoje, pelas 20H00, iremos realizar um jantar de apoio ás candidatura aos orgãos autarquicos, no Restaurante O Pinto em Marinhais, onde haverá um momento musical a cargo de um nosso Camarada e todos os candidatos irão fazer uma breve intervenção.

Contamos com a Vossa presença

Em Salvaterra de Magos a CDU avança com toda a confiança

14 setembro 2017

JANTAR CDU SALVATERRA DE MAGOS

A CDU de Salvaterra de Magos vem por este meio convida-lo (a) a estar presente no Jantar de Apoio às suas candidaturas no próximo Sábado dia 16 de Setembro pelas 20 horas no Restaurante "O Pinto" em Marinhais!


Neste jantar irão intervir: 
-Francisco Monteiro-Candidato da CDU a Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos
-Carlos Gonçalves-Membro da Comissão Politica do CC do PCP

Haverá lugar a um momento musical protagonizado pelo nosso camarada Elias Oliveira.

As Inscrições podem ser feitas contatando os candidatos da CDU.

Marinhais - Marco Domingos 
Salvaterra de Magos-António Cruz 966551309 e Florentino Caniço 919087346
Foros de Salvaterra e Várzea Fresca-António Cruz e Almerinda Feijão 961463980
Granho-Eduardo Pratas 914837295
Glória do Ribatejo-Nuno Monteiro 918245612 e Filipa Monteiro 917543019
Muge-Rute Malfeito 939360293


A CDU de Salavterra de Magos agradece a todos os que estiveram presentes nas Apresentações das suas candidaturas e a todas e todos que de alguma forma tem manifestado o seu apoio a essas mesmas candidaturas.
Estamos certos que a população saberá escolher e que pode confiar CDU para "Uma Vida Melhor" no concelho de Salvaterra de Magos.

JUNTOS PELO CONCELHO!
CONFIANÇA NA CDU!

09 setembro 2017

Rute Malfeito é a candidata da CDU a Presidente da Junta de Freguesia de Muge

Decorreu hoje, no salão de reuniões da Junta de Freguesia de Muge, a apresentação da lista da CDU á Assembleia de Freguesia de Muge.
Interveio nesta apresentação Rute Malfeito, candidata da CDU a Presidente da Junta de Freguesia de Muge, Francisco Modesto Monteiro, candidato da CDU a Presidente da CM de Salvaterra de Magos e Diogo D´Avila, membro do Comité Central do PCP.
Rute Susana Povoa Malfeito 



Lista da CDU á Assembleia de Freguesia de Muge :

Rute Malfeito
Teresa Souto
José Pacheco
João Silva
Gisélia Ferreira
João Duarte
Rui Rodrigues
Pedro Oliveira
Catarina Oliveira
Joaquim Trindade
Patricia Oliveira
Joaquim Nunes





Agradecemos a presença de todos,
A CDU em Salvaterra de Magos avança com toda a confiança.

21 agosto 2017

Faleceu o Camarada João Vieira

É com profundo pesar que a Direcção da Organização Regional de Santarém e a Comissão Concelhia de Salvaterra de Magos do Partido Comunista Português tomou conhecimento do falecimento de João Fernando Damásio Vieira.
 
 
Militante do PCP desde 1982 e membro da Comissão Concelhia de Salvaterra de Magos desde então, foi igualmente membro da DORSA do PCP. No plano do Movimento Sindical Unitário, destacou-se no trabalho do STAL, sendo membro da sua direção regional e também no plano da União dos Sindicatos de Santarém. João Vieira deu um importante contributo para o desenvolvimento do trabalho do Partido e para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo do concelho de Salvaterra de Magos e do distrito de Santarém.

João Vieira, conhecido por todos como o “Bão”, foi um importante ativista nas causas sociais e coletivas da sua terra. Desde cedo no Clube Desportivo Salvaterrense como praticante de Futebol e mais tarde como Treinador e Dirigente. Durante vários anos foi dirigente das Comissões de Festas de Salvaterra, assim como na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.

À sua mulher, Rosa Vieira, às suas filhas Bárbara e Margarida, e à sua mãe Élvira, vimos por este meio enviar uma sentida palavra de condolências.


Santarém e Salvaterra de Magos, 21 de Agosto de 2017
O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP
A Comissão Concelhia de Salvaterra de Magos do PCP

Apresentação dos candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia de Marinhais

No Largo da República, em Marinhais, no dia 18 de Agosto pela 18h decorreu a apresentação da lista da CDU à Assembleia de Freguesia de Marinhais.

Marco Domingos - Candidato da CDU a Presidente da Junta de Freguesia de Marinhais

Intervieram nesta Apresentação:

Marco Domingos, candidato da CDU a Presidente da Junta de Freguesia de Marinhais;

Francisco Monteiro, candidato da CDU a Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos;

Eduardo Bento, da Comissão Nacional da Intervenção Democrática (ID).



Intervenção de Marco Domingos, Candidato da CDU a Presidente da Junta de Freguesia de Marinhais:
Damos hoje mais um passo para que o futuro da Freguesia de Marinhais seja mais próspero, com melhores condições de vida para os seus fregueses e para aqueles que nos visitam. Na verdade o trabalho autárquico na vila de Marinhais chegou a um ponto de estagnação absolutamente inadmissível. E é exactamente por aí que queremos começar. Trazer capacidade de trabalho e atribuir competência ao executivo da Junta de Freguesia. Apenas um executivo capaz e competente poderá conduzir esta Vila a um rumo mais próspero, ambicioso e agregador.
Muito do que podia, e devia ter sido feito ao longo dos últimos 8 anos, não custa dinheiro aos cofres da Junta. Implicava, isso sim, tempo, dedicação e capacidade de realizar ao executivo da Junta. Não vos quero tomar tempo a enumerar o tanto que ficou por fazer. Preferimos olhar em frente e trabalhar para concretizar os projectos que queremos colocar em prática. Para isso é preciso que as pessoas de Marinhais nos ajudem, com o seu voto e a sua confiança, a mudar o que precisa mesmo de ser mudado.
Quanto ao futuro que queremos para a nossa terra e para os nossos filhos: Requalificar o Largo das Festas para que aquele espaço seja acolhedor e dinamizado ao longo de todo o ano e não só durante a realização dos festejos em Honra de São Miguel Arcanjo, Tasquinhas de Verão e durante os eventos promovidos pelas nossas colectividades. Construir um espaço de lazer no terreno entre o Centro de Dia e o Centro Escolar de Marinhais. Promover ali a prática do exercício físico e o bem estar da população.
Criar e ordenar o estacionamento no centro da Vila. Eliminar todas as barreiras arquitectónicas e buracos (armadilhas) nas vias pedonais. Incentivar o uso da bicicleta na vila, criando vias cicláveis e condições de segurança nas vias mistas. Daí que seja imperativo a implementação de um sistema de segurança que leve à redução da velocidade dos automóveis na EN 367.
Há muito mais a fazer. Defender os cuidados médicos para toda a população. Cuidar dos nossos espaços verdes com carinho e competência. Implementar um verdadeiro orçamento participativo. Organizar eventos que mobilizem a nossa juventude.
Criar um abrigo com as devidas condições para acolher temporariamente os animais perdidos ou abandonados. Defender a nossa economia local, promovendo eventos que tragam visitantes à nossa freguesia.
O programa é vasto e o desejo de conseguir colocar em prática tudo o que aqui já enumeramos é ainda maior.
Contamos com a vossa ajuda para trazer um outro rumo à nossa terra. Todos nesta lista já mostramos que somos capazes de fazer. Seja pela nossa experiência profissional, pela dedicação e empenho ao serviço das colectividades da nossa vila ou até pela experiência no trabalho autárquico.

Contamos com a vossa ajuda. Marinhais pode contar com o nosso querer e determinação.
No dia 1 de Outubro Marinhais precisa de vós e da vossa confiança nesta lista da CDU
Juntos por Marinhais

A lista da CDU á Assembleia de Freguesia de Marinhais:
- Marco Domingos
- João Abrantes
- Isabel Miguel
- Jorge Brazinha
- Braulio Estrelo
- Vitória Correia
- João Félix Simões
- Luis Abranches
- Anabela Nunes
- Joana Ferreira
- Vasco Neves
- Raul Martins
- Odete Garcez
- Ana Paula Gomes
- Luis Semião
- Ricardo Simões
- Georgina Oliveira
- José Cadete