24 julho 2017

Apresentação de candidatos: União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho

Decorreu no passado Sábado 22 de Julho ás 18 horas no Jardim do Ringue em Glória do Ribatejo, a apresentação dos candidatos á Assembleia de Freguesia da  União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho.

Aqui fica a intervenção de Nuno Monteiro, cabeça de lista da CDU e Canditato a Presidente da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho:


Nuno Monteiro-Candidato a Presidente da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho

"Boa tarde a todos os presentes! Amigos e camaradas!
Em nome da candidatura da CDU á União das freguesias da Glória do Ribatejo e do Granho, quero agradecer e saudar a vossa presença em claro sinal de apoio a esta candidatura e esperança no futuro das nossas freguesias.


Chamo agora :
-Francisco Monteiro, cabeça de lista da CDU á Câmara Municipal de Salvaterra de Magos
-João Pedro Caniço, cabeça de lista da CDU á Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos
-Sónia Colaço, membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”
----------------------------------------


Somos candidatos pela Coligação Democrática Unitária, força essa que integra como sabem o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista “Os Verdes” e no caso das autarquias muitos independentes, verdadeiramente independentes sem dividas de favores ou subserviencia nem á CDU nem a ninguem. Pessoas livres de pressões e de consciência, capazes de trabalhar pelas suas terras com o melhor que cada um pode dar. Que se reconhecem na forma de trabalhar da CDU, como força que defende os valores do 25 de Abril, da liberdade, dos trabalhadores, dos reformados e pensionistas e da juventude. Na defesa das freguesias, da escola pública, do sistema nacional de saúde, a CDU tem estado sempre ao lado das populações na medida em que nos tem sido possível, nunca baixando os braços contra as adversidades e os fatalismos.


Muitos dos candidatos da Lista da CDU que hoje vamos apresentar já o fizeram nas ultimas eleições. Em 2013 perante a agregação das freguesias da Glória e do Granho, previa-se que fossem encontradas grandes dificuldades face á nova realidade. Maior área, mais população, necessidade de uma gestão eficiente dos recursos quer humanos quer materiais.. Nós na CDU tinhamos essa consciência!

--------------------------
A falta de consciencia e responsabilidade teve o PS para com as freguesias da Glória e do Granho, e, que, agora se confirma! Quem não se lembra do que foi apresentado á população em 2013?? Que o candidato apresentado, já tinha a experiência de 8 anos como tesoureiro e aprendido com o anterior Presidente da Junta da Glória a gerir os destino de uma freguesia. Que iria ter o apoio do então candidato a Vice Presidente da Câmara. Que esse mesmo então candidato a Vice Presidente da Câmara e hoje ainda Vereador do Partido Socialista iria "abandonar a Glória" mas que na Câmara Municipal iria, digamos, “puxar pela Glória”.

Ora como é mais que publico nada disso se sucedeu, antes pelo contrário. O atual Presidente da Junta foi criticado pelos seus camaradas logo no executivo, na Assembleia de Freguesia, e inclusivamente pelo Presidente da Câmara Municipal em plena Assembleia Municipal, na presença do Presidente da Assembleia, um Gloriano que nada disse em defesa do Presidente da sua freguesia. Os mais recentes episódios que se vem tornando publicos, na dança dos cabeças de lista do ps á nossa União de Freguesias veio mesmo confirmar que ao longo dos 4 anos, quer o ainda Presidente da Freguesia quer a nossa União de Freguesias foram abandonados pelo PS. Foi um Presidente de Junta que andou á deriva, sem apoio nenhum nem de ninguém!
Valendo-lhe apenas e só a auto organização dos trabalhadores que mantiveram ainda alguma diginidade ao longo deste 4 anos.



Vejamos o que era e o que foi prometido pelo há quatro anos, e não nos podemos esquecer que nas próximas eleições de 1 de Outubro, alguns dos candidatos estavam e estiveram e ainda estão nestas promessas de 2013:

-Arranjo urbanistico na EN 367, lancis, passeios e estacionamentos (isto seria entre a EN 367 e o campo de futebol, nada foi feito)

-Arranjo urbanistico Rua de Coruche, Largo 1º de Maio, Largo 29 de agosto, Rua de Muge, Largo da Praça Velha, Travessa da Nogueira, Rua do Cocharro (até ao cemitério), Rua Capitão Salgueiro Maia, Quebrada de àgua (dos arranjos urbanisticos prometidos, ao longo destes 4 anos temos apenas a rua das sesmarias na Glória e a Rua Principal no Granho, demorando longos 4 anos, a população que não esqueça esta demora, mesmo que agora em vesperas de eleições as mesmas se concluam e venha a mais que merecida repavimentação destas Ruas)

-Prometeram também um Projeto para o Ribeiro
-Prometeram um campo de futebol 7 e um campo de ténis na Glória.
-Prometeram apoiar o Sport Club Desportos na construção de novos balnearios
-Prometeram um jardim publico, um parque de merendas e uma zona de lazer no Granho
-Prometeram apoiar a criação de um museu etnográfico e criar um polo da biblioteca no Granho

Prometeram e nada fizeram!!! Porque lhes faltou a vontade de fazer e reivindicar e acima de tudo, capacidade de diálogo!






OS eleitos da CDU ao longo deste mandato, não só na Assembleia de Freguesia onde temos 3 eleitos, mas também através do nosso Vereador João Pedro Caniço e dos eleitos na Assembleia Municipal temos reivindicado, feito criticas e propostas para melhorar a Glória e o Granho:

-Logo no primeiro ano de mandato, em Dezembro de 2014, o Acordo de execução entre a CM e UF, ou seja as transferencias por parte da Câmara para Junta de Freguesia foram reduzidas em cerca de 5 mil euros/anuais, uma vez que um estudo a pedido do Srº Presidente da Câmara, dava que a nossa U.F. Era beneficiada em relação a outras. Ora da nossa parte não punhamos em causa que outras freguesias pudessem vir a receber mais transferencias da CM, mas nunca pela redução da nossa. Aliás duvidamos dos crtiterios do próprio estudo que tinha variaveis que nos prejudicavam em detrimento de outras que nos poderiam beneficiar. A CDU votou contra este acordo de execução na Câmara e Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia. O BE votou contra na Câmara e Assembleia Municipal e, face ao acordo que tinha aqui na Junta votou a favor na Assembleia de Freguesia. O PS todos, sem excepção, aprovaram este acordo de execução que veio a prejudicar a nossa União de Freguesias em 5mil euros anuais.

Este é apenas um exemplo maior de como quer do PS quer também o Bloco de esquerda não houve a preocupação de fazer ver ao Srº Presidente de Câmara que não podia por sua livre vontade decidir a redução das verbas para a nossa UF, teria que haver diálogo, teria que haver acordo. Não imposição.





Mas a CDU ao longo deste mandato tem-se centrado nas propostas ao atual executivo, maioritariamente nunca aceites, ou se aceites, apenas agora em ano de eleições, como por exemplo:

-Adopção de sinalização nova com indicação dos locais de interesse, sobretudo no Granho, onde não existia nenhum em toda a Rua Principal

-Que se adoptasse novas placas com os nomes das ruas no Granho e que na Glória, se continuasse no seguimento das que vinham a ser colocadas em azulejo, de forma faseada e sustentada, e que ruas ainda sem nome lhes fosse atribuido nome por forma a que o correio pudesse ser entregue.

-Que a Junta de Freguesia iniciasse o processo com vista ao alargamento de cemitério da Glória, não para já, como é óbvio, mas que no futuro essa situação fosse devidamente acautelada.

-Dar conhecimento a todas as coletividades da existência de um protocolo com a Ribatejana da possibilidade destas usufruirem dos beneficios previstos neste protocolo

-Que se desse continuação ao circuito de manutenção e fossem feitos melhoramentos no parque de merendas, com mais condições, novos equipamentos e a construção de casas de banhos, exteriores junto ao pavilhão.

-Estivemos sempre ao lado do arranque da construção do espaço Jackson, que o mesmo deveria ser tornado publico e que a população tenha acesso ao projeto e o pudesse ajudar a melhorar

-Alertamos para a necessidade da construção de novos balneários no Campo dos Carvalhos assim como para a criação de uma arranjo urbanisitico entre a Sede e o Campo de Futebol, com estacionamentos passeios e acessos.

-Alertamos sempre para que houvesse um plano de pavimentações e repavimentações urgentes nas nossas freguesias, Rua 25 de Abril, Rua das Fazendas e Rua Principal no Granho. Rua da Pereira, Rua do Fungal e Rua das Sesmarias na Glória, entre muitas outras.

----Alertamos desde sempre que não era possivel que num mandato de 4 anos não houvesse um unico protocolo de execução entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, para arranjos urbanisticos, na definição de prioridades das intervenções por parte da Câmara Municipal nunca houve diálogo com o atual Presidente da Junta.
E é isto que nós nos propomos e acreditamos que vamos conseguir: mais diálogo e cooperação com a Câmara Municipal e se necessário mais reivindicação para que as nossas terras não sejam prejudicadas e esquecidas pela Câmara.



Tal como há 4 anos, continuamos com as nossas duas freguesias agregadas, não respeitando os principios da autonomia do Poder Local e das vontades das populações da Glória e do Granho decidirem em cada uma delas os seus destinos. No entanto e ao contrário de há 4 anos a situação politica nacional é outra. Já não é o PSD e o CDS que extinguiram as nossas freguesias tal como as conheciamos que está no governo. É o PS! O PS que se opôs e criticou a extinção das freguesias pelo psd, que prometeu repor as freguesias quando fosse governo. Acontece que mais que o PS ser governo, tem na Assembleia da republica uma maioria que os sustenta, e essa maioria poderia repor as freguesias se o PS falasse verdade.
O PCP propôs na AR um Pojeto de Lei que previa exatamente a reposição das freguesias extintas, não por obrigação, mas onde as populações e os seus orgãos autáruicos assim o entendessem. Este projeto lei foi chumbado com os votos da direita PSD CDS e PS.
Também aqui o PS faltou á verdade para com a nossa atual União de Freguesias!





Falemos então do presente e do futuro!
Do futuro que é aquilo que a CDU representa hoje. Um futuro comprometido com as nossa gentes e com as nossas terras. Um futuro onde o coletivo terá mais força!

Hoje estamos em condições de apresentar aqui a nossa candidatura, Candidatura essa que irá assentar no Trabalho na Honestidade e na Competência de cumprir o program que será apresentado á população.

Programa esse que só será possível executar com o envolvimento e a colaboração de todos, nomeadamente:

1-A Câmara Municipal
2-As coletividades e associações destas duas freguesias.
3-As pessoas, os habitantes da Glória e do Granho.
4-Os trabalhadores das Juntas de Freguesia.

-Os trabalhadores das Juntas, são eles que estão no terreno e ao longo dos anos tem trabalhado honestamente e com competência naquilo que lhes é pedido. Contarão com a nossa confiança e nós contaremos com a vossa experiência e opinião nas melhores formas de trabalharmos pelas nossas freguesias de acordo com as nossas propostas e com a realidade que vamos encontrar.





-As pessoas os Glorianos e os Granhenses, que saberemos ouvir, respeitar e aceitar as mais diversas opiniões.
Com as populações vamos estar na resolução dos problemas da Saúde, da Educação, dos Idosos e de quem necessite de Apoio social. Vamos participar ativamente na suposta Comissão de Utentes da Saúde, para que os nossos utentes dos centros de sáude se façam ouvir!

-As coletividades e associações, não os queremos apenas apoiar financeiramente, mas disponibilizar maior apoio logístico que cada uma necessite nas suas atividades. Sem aproveitamentos politicos, preferencias sobre esta ou aquela associação, sem oportunismo nem taticas eleitoralistas. Trataremos todos por igual!

-As nossas propostas concretas de intervenções, as tais obras e arranjos urbanisticos, que constarão no nosso programa a apresentar ás populações incidirão sobretudo nas parcerias e nos protocolos com a Câmara Municipal. Com a CDU na presidência do Municipio, certamente as Juntas de Freguesia terão mais competências e maiores autonomias, serão as Juntas o grande parceiro da Câmara na realização das mais diversas intervenções que por si só a Freguesia não tenha capacidade, mas que com boa vontade de parte a parte serão possíveis.
Vamos estar também atentos e exigentes para com a Câmara Municipal e outras entidades como por exemplo as Águas do Ribatejo, na resolução de situações que sejam responsabilidade destas. Com diálogo e capacidade reivindicativa!




___________________________

Vamos com o vosso apoio, com a nossa dedicação iniciar agora este processo eleitoral.
Tudo faremos para que a campanha decorra com elevação e respeito e que o debate se resuma ás ideias e propostas que melhor sirvam os interesses das nossas freguesias e á capacidade que cada candidatura tenha para as concretizar.

Seja qual for o resultado do próximo dia 1 de Outubro, assumiremos os nossos lugares e trabalharemos com o mesmo empenho e dedicação que demos nestes ultimos 4 anos, não só na Assembleia de Freguesia mas também na Câmara e Assembleia Municipal. Assim queira a população nos dar a confiança para fazer mais e melhor por estas duas freguesias e pelo concelho.

Para fazer mais e melhor certamente não o poderei fazer sozinho, assumo que a grande responsabilidade em caso de vitória de assumir a presidência desta União de Freguesias será minha.


A lista da CDU representa, sim toda a população da Glória e do Granho, onde todos são chamados a dar a sua opinião, quer na constituição da Lista, quer na elaboração do Programa. Onde cada um de nós se sente desprendido face ao poder, onde facilmente aceitamos ir do primeiro ao ultimo da Lista.

Também consideramos que por esta forma de trabalhar, é a CDU que merece a Confiança da População. Confiança essa que não foi traida nos ultimos 4 anos, onde representamos e defendemos aquilo que propopomos em 2013.- È a confiança depositada em 2013 que merece ser reforçada em 2017! É na CDU que o voto não é traido!


Tenho assim o prazer e a honra de apresentar como candidatos da CDU á Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Glória e do Granho:

Nuno Monteiro, 36 anos, Contabilista

Eduardo Pratas, 49 anos, Serralheiro Civil

Filipa Monteiro, 32 anos, Escriturária

Leonel Coutinho, 54 anos, Serralheiro Civil

Manuela Feijão, 41 anos, Operária Fabril

José Luis Silva, 47 anos, Mecânico

Otilio Cristovão, 42 anos, Motorista de Pesados

Rosária Bernardino, 55 anos, Trabalhadora Rural

Stephan Santos, 25 anos, Operario Fabril

Dalia Delgadinho, 38 anos, Operadora Transformação de Carnes

Luis Pereira, 29 anos, Engenheiro Civil

Miguel Felix, 24 anos, Escriturário

Custódia Nunes, 54 anos, Operária fabril

Joaquim Filipe Monteiro, 54 anos, Canalizador

Bruno Pratas , 34 anos, Padeiro

Helena Frederico, 48 anos, Trabalhadora Rural

Tiago Monteiro, 26 anos, estudante

Arsenio Amadeu, 41 anos, Operário Fabril

Cristina Melo, 44 anos, Doméstica

Miguel Angelo, 23 anos, Desempregado



São estas pessoas que com muita coragem, sentido de responsabilidade mas também alegria, aceitaram o desafio da CDU de construirmos uma equipa dinâmica, diversificada mas com sentido de unidade com o objetivo de juntos trabalharmos pelas nossas terras.

E vamos ser nós que iremos fazer o nosso programa e a nossa campanha, no porta a porta, no dialogo com as pessoas, sem outdoors nem excessos de propaganda. Temos ideias, propostas e pessoas!

Vamos á luta Camaradas e Amigos!
Temos muito trabalho pela frente!
Viva a Freguesia do Granho!
Viva a Freguesia da Glória!
Viva a CDU!!!



A todas e todos, mais uma vez em nome da CDU o nosso agradecimento pela vossa presença, Bem haja a todos.

Jardim do Ringue, Glória do Ribatejo, 18h, 22 de Julho de 2017"


Intervieram nesta apresentação:

-Francisco Monteiro, Cabeça de lista da CDU á Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.


-Sónia Colaço, do Partido Ecologista “Os Verdes”

-João Pedro Caniço, Vereador da CDU e Cabeça de Lista á Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos.



A CDU agradece a todos a presença e o apoio nesta apresentação da sua candidatura á União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho!

Sem comentários:

Enviar um comentário