A CDU saúda o executivo da Junta de Freguesia de Muge, na pessoa da sua presidente, a sr.ª Natividade Adriano, pela intenção de construir um campo de padel na freguesia. Consideramos que é um dever das autarquias locais a promoção e a criação de condições para a prática desportiva das populações e que este objetivo vai nesse sentido, salientando que o Padel é uma modalidade em franco desenvolvimento no país. Saudamos igualmente a disponibilidade do Município de Salvaterra de Magos em comparticipar metade do valor do procedimento que é proposto.
Atendendo à subida, por vezes, exponencial do custo dos materiais de construção, questionamos se o valor base (30 mil euros) definido para o procedimento de consulta prévia será suficiente para a empreitada não ficar deserta, ou seja, sem concorrentes? Qual será a localização do campo de padel? Em termos de utilização futura, consideramos que a mesma deverá ser disponibilizada de forma gratuita, nos termos supra mencionados, e também por por serem duas entidades públicas a financiarem a sua construção, porque os custos de manutenção são reduzidos (basicamente trata-se apenas de fazer recargas no pavimento com areia sílica quando necessário) e por termos conhecimento de um bom exemplo nesse sentido, aqui relativamente próximo, em Samora Correia, onde no Verão de 2021 foram construídos dois campos de padel pelo município de Benavente, registando-se uma elevada utilização dos mesmos durante praticamente todos o dia.
Em resposta às nossas questões e considerações, o sr. Presidente da Câmara Municipal, Hélder Esménio, admitiu que o valor base definido para o procedimento possa não ser suficiente, mas espera que seja possível atrair empresas interessadas em concretizar a empreitada. Informou que o local da construção será junto ao campo da petanca e que a entidade gestora do equipamento será a Junta de Freguesia de Muge, cabendo-lhe a ela a definição das regras e de eventuais taxas a estabelecer na sua utilização.
Sem comentários:
Enviar um comentário